quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

EUROMAIDAN SOBREVIVEU POR TRÊS SEMANAS

18 de dezembro. Euromaidan sobreviveu por três semanas.

Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 18.12.2013

Yuri Lutsenko do Euromaidan:

Crise - vem da palavra grega decidir. Yanukovych tomou sua decisão. Sua Ukraina volta ao estado de Pequena Rússia (Como já foi considerada e chamada pela Rússia - OK). Assim tornam-se extemporâneas as tentativas para criação de um governo técnico para assinatura do Acordo com UE e recebimento de créditos do FMI. Injustificadas tornam-se as esperanças para saída da crise política através da mudança do sistema de governo. Uma revolta dos oligarcas foi abafada com gás barato. A maioria parlamentar habitualmente rouba o orçamento. Em tais circunstâncias, o governador-geral vai, autocraticamente, governar o país de seu palácio "Myzhyhiria", não considerando o total não reconhecimento de suas ações pelos aborígenes. Quaisquer mudanças de ministros ou funcionários rasos realizar-se-ão apenas para pilhagem da Ukraina agora já por dois clãs aliados - do Myzhyhiria e do Kremlin. O adestramento social da nação, assustada e pobre, continuará. Cancelamento de tal ordem é questão da sobrevivência nacional. Obviamente, para isso é necessário intensificar a capacidade de revolta pacífica dos cidadãos. Como? Esta é a principal pergunta no Maidan. Minha resposta - expandir a criação de Maidan em toda Ukraina. Necessário criar a Frente Popular da Ukraina. Se uma tal cívica extra-partidária unir dezenas de milhões insatisfeitos com a máfia dominante, e apoiantes da integração européia, isto permitirá coordenar o movimento de oposição ao regime, protegerá os ativistas comuns de repressões, influenciará na estratégia de oposição política até a apresentar-se um comando único de oposição para vitória nas eleições.

***

Apelo do Euromaidan

Amigos! precisamos de sua ajuda. Faltam-nos apenas três assinaturas para o estatuto do afastamento do governo!!!  Estamos conversando com todos, que ainda pode-se conversar. Unam-se a nós! Urgentemente liguem a seus deputados-majoritários, escrevam e-mails, enviem-lhes telegramas com exigências de afastamento do governo, escrevam-lhes no Facebok. Pressionemos juntos!

***

Começaram explicar alguns detalhes do acordo com a Rússia. Verificou-se, por exemplo, que o preço do gás para Ukraina será revisto cada trimestre.

***


Coordenadores da resistência declararam que há dificuldades com a entrega de produtos alimentícios aos manifestantes do Maidan, e a retirada do lixo. Os carros com os produtos não entram sem a interferência dos deputados. E, se o problema do lixo não for resolvido, os manifestantes o depositarão sob a administração Pechersk, administração presidencial e sob as paredes do Parlamento.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário