domingo, 8 de dezembro de 2013

Manifestações na UCRÂNIA - 08.12.2013

Segundo os cálculos da oposição, a manifestação contou hoje com um milhão de participantes. A TV russa disse que eram apenas alguns milhares. O presidente Yanukovych não apareceu. A polícia, até agora não atacou os manifestantes e eles bloquearam vários edifícios governamentais: Gabinete Ministerial, Parlamento e Administração presidencial. 
Enfim, todo quarteirão.
Também bloquearam a manifestação pró governo que contava com, no máximo, 15 mil protestantes.

Prometem bloquear diariamente, ao menos um desses edifícios, até Yanukovych entender - que chegou a hora da mudança. Assinatura do Acordo com UE e demissão do governo. 

Estas são as primeiras exigências, e sem isso as manifestações no país não cessarão. "Nós reconquistaremos Ukraina da gangue do Myzhyhiria" - declarou Lutsenko (o ex-ministro que amargou prisão por um bom tempo, mesmo doente e sem nenhuma culpa).


Pronunciamento de Lutsenko: http://www.wz.lviv.ua/video/2635

Houve críticas ao espancamento das pessoas, de muitos líderes de países ocidentais, deve ser por isso que hoje o comportamento do governo foi menos belicoso. 
Mas há receio de ataques da polícia a noite, ou de madrugada.

Porém, a situação na Ukraina é bastante preocupante. Vejamos o que diz o historiador  e professor americano Thimoty Snyder (O professor Snyder é profundo conhecedor da realidade ukrainiana. Ele esteve na Ukraina conhecendo seu povo, sua história, estudou profundamente a questão do Holodomor e publicou um livro sobre o este assunto - OK).

"Se isto é revolução, é, provavelmente uma das maiores revoluções da história do bom senso. Mas o desejo de muitas pessoas para viver uma vida normal em um país normal impedem duas fantasias, uma das quais se esgotou, a segunda continua extremamente perigosa. 

A fantasia esgotada é a imaginação da importância geopolítica da Ukraina. Yanukovych não compreende a importância das nuances de sua política comercial entre UE e Rússia", - disse o professor.
"Parece  que Yanukovych pensa que pode simplesmente pedir um dinheirinho a UE, utilizando a lógica de que o mesmo propõe Putin. E é aí que o cinismo encontra-se com ingenuidade" - explicou Snyder.
A UE não emprestará dinheiro até a conclusão das reformas exigidas por Bruxelas. E não é provável que Putin fornecerá a quantidade necessária antes de Yanukovych aderir à União Aduaneira. Uma vez que este acordo significará o fim da independência da Ukraina, também vai acabar o governo Yanukovych.

O fato de que Yanukovych, no meio dos protestos foi para China, faz algum sentido - acrescentou o cientista. - Se ele está pronto a colocar o país sob a faca, os chineses não deixarão de adquirir seu mais apetitoso pedaço de terra para cultivo agrícola. (Apareceu o seguinte parágrafo no texto da "Verdade Econômica" do dia 04.12.2013, sob o título: Yanukovych voou a China pedir auxílio técnico de 12,8 milhões de dólares: "Ou locação de enormes quantidades de terra aos chineses que devem ser reunidos em uma única unidade através de instrumento do Banco Estatal da Terra. O governo nega, é claro, que conspirou para vender a própria terra natal. - OK)

A perigosa fantasia é que a idéia russa, que Ukraina não é um outro país, mas seu "irmão eslavo mais novo"!

"Isto é legado da União soviética e russificação política dos anos 70. Esta idéia não é verdadeira. O Estado oriental eslavo surgiu no território ukrainiano e era copiada em Moscou, e o próprio surgimento do Império russo, em grande parte asseguraram os cidadãos cultos da Ukraina.

A TV russa retrata os protestos na Ukraina como consequência do trabalho de executores, aos quais pagam Suécia, Polônia e Lituânia. Tais declarações levam a preocupações, porquanto criam motivos para criar "mais intervenção", - concluiu o estudioso..

Tradução: Oksana Kowaltschuk

Um comentário:

  1. O Yanukovych chamou ao adivinho em Mezhyhirya.
    E ele disse: - Como vai acabar Euromajdan? ��
    O Advinho: - Vejo que você está indo para Khreschatyk no carro com uma parte superior aberta, vejo em torno de carros, centenas de milhares das pessoas. Eu vejo que essas pessoas são muito felizes eles estão com bandeiras, balões, aos gritos de "Bravo!" Eles tÂm caras muito feliz! �� �� ��
    Yanukovych sorriu, e disse: Eu não pode agitar as mãos com eles? ��
    - Não! A tampa do caixão está fechada ...

    ResponderExcluir