quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

SEGREDO DESVENDADO



Yanukovych foi para China pedir um auxílio técnico de 12,8 milhões de dólares

Ekonomichna Pravda (Verdade Econômica), 04,12,2013
Serhii Liamets


O regime ditatorial não tem dinheiro para pagamento dos funcionários. Falta dinheiro para escolas e hospitais. Recusando o Acordo de Associação Ukraina perdeu a possibilidade de receber dinheiro da UE e FMI. E Rússia também recusou auxiliar com dinheiro, apesar de que nas ações do governo ukrainiano aparece nitidamente o interesse de Kremlin.

O não demitido governo (o que exige a oposição) de Mykola Azarov continua conduzir conversações com UE, e com Rússia. De repente, darão algo.

Mas existe mais uma fonte de dinheiro - China. Exatamente para lá voou Yanukovych assim que entendeu, que Maidan não traz ameaça a seu governo.

Atualmente há dois grandes projetos chineses - agrícola e energético. Pelo primeiro, Ukraina recebeu dinheiro para fornecimento de alimentos ao país do Sol Nascente. Este projeto é supervisionado pelo ministro Mykola Prysiazhniuk, e no esquema por ele idealizado já surgem evidências de corrupção.


Pelo segundo projeto, Ukraina receberá dinheiro para transparência de usinas de energia térmica de gás para mistura de carvão. Realiza este projeto o vice-primeiro-ministro Yurii Boyko através de controlada por ele meio falida estrutura do "Naftogaz". Só o próprio fato de que Ukraina deve, de início, transferir para China 10% do montante recebido a título de seguro, fala sobre facilidades do projeto para nosso país. Mas há também brutais responsabilidades na compra de equipamentos chineses.

Há, ainda, vários outros projetos não realizados que encontram-se em vários estágios de conclusão. Por exemplo, um empréstimo de 3 bilhões de dólares para sistemas de irrigação na Ukraina. Desses 3 bilhões, 1,5 bilhão para equipamentos, e 1,5 bilhão em dinheiro. Supervisiona o projeto o mesmo Prysiazhniuk. Há fortes suspeitas, que o dinheiro recebido será pulverizado de modo cuidadoso, mas algo irá para remendo de "buracos" no orçamento.

As grandes quantidades de terras locadas aos chineses, que devem recolher-se em uma única unidade através de instrumentos do banco estatal. O governo, é claro, nega, que conspira vender sua terra natal.

Tudo isso - projetos multi-bilionários. Mas o poder não rejeita as pequenas - do ponto de vista do Estado - quantias.

Na "Verdade Econômica" há um documento disponível, com o qual Yanukovych voou para China. Isso é um pedido para fornecer-lhe uma assistência material irrevogável no valor de 80 bilhões de yans, o equivalente a cerca de 122,8 milhões de dólares.

Para o quê será esta ajuda? Talvez para preparação do Ano Novo. A finalidade do Acordo o projeto não cita. Provavelmente isso não tem importância. De acordo com o documento, a ajuda ofereceram os próprios chineses. Isto é estratégico e com sabedoria. Eles ganham milhões na Ukraina. Portanto a mísera - em comparação com os grandes projetos - ajuda ao regime ditatorial da longínqua Ukraina não sobrecarregará o orçamento do sol Nascente.

Tradução: Oksana Kowaltschuk 

Nenhum comentário:

Postar um comentário