quarta-feira, 13 de julho de 2011

CURTINHAS

Notícias diversas
Vysokii Zamok, 06.07.2011

1 - Idioma Pátrio - Idioma Ukrainiano

Em todas as classes iniciais eram 29 horas semanais de estudo da língua ukrainiana. O governo acaba de reduzir para 28 horas.
E, pior - muito pior. Nas escolas da Província de Odessa já está em vigor a lei que faculta aos pais a escolha do idioma desejável para o aprendizado de seus filhos. Odessa pertence à região ocupada pela Rússia a mais de 350 anos. A quase totalidade da população fala russo. É óbvio que a maioria da população vai preferir o ensino do idioma russo, apesar da língua ukrainiana ser a língua oficial. Acontece que a grande maioria não fala o russo correto, gramatical. Eles usam elementos dos dois idiomas, russo e ukrainiano, unidos artificialmente e sem normas literárias. É o tal "ukrainiano russo surzhyk" (Pronuncie: surjyk).

2 - Um e meio bilhão de dólares

Segundo o Banco Nacional da Ukraina esta é a quantia que os trabalhadores ukrainianos que trabalham no exterior (por falta de emprego na Ukraina) mandaram para família, na Ukraina, nos primeiros três meses deste ano. Isto constitui 22% mais que no mesmo período no ano 2010. É a remessa oficial - através dos bancos. Quanto foi mandado através de amigos e parentes - fora de controle. A maior parte, próximo um terço, vem da Rússia - USA 10%, Grécia e Itália - 6%, Portugal - 1%.

3 - Nova lei

3 - O Parlamento da Ukraina assinou lei que poderá proibir a apresentação de filmes com: informação imprecisa, erros documentais, propaganda de guerra, violência, crueldade, fascismo, dirigidos contra independência da Ukraina, inflamar a inimizade entre etnias, raças e religiões, humilhação de nacionalidades, desrespeito aos monumentos nacionais e santuários, desrespeito às individualidades que propagam a ignorância, desrespeito aos pais, uso de narcóticos, toxicomania, alcoolismo e outros costumes prejudiciais, bem como filmes de caráter pornográfico.

(Veremos se realmente essa lei vai ser corretamente interpretada e executada, porque não faltam exemplos dos próprios governantes de promoverem desrespeito a símbolos nacionais, violência e crueldade contra pessoas tanto nas prisões como fora delas, transferências forçadas de igrejas do Patriarcado de Kyiv para o Patriarcado de Moscou, etc. - O.K.)

Resumo e tradução: Oksana Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário