quinta-feira, 7 de julho de 2011

TRIBUNAL NA UCRÂNIA VIRA CIRCO

Julgamento de Lutsenko

É uma vergonha o que se sucede dentro de um "Tribunal" na Ucrânia. Juízes fajutos e imorais, processos inquisitoriais adredemente fabricados para extinguir oposições políticas, enfim, o grau máximo da vergonha, da indecência, da imoralidade, do barbarismo de um governo comunista.
O Editor.


Ukrainska Pravda, 06.07.2011

Na sessão do tribunal, 4ª feira, 06.07.2011 aconteceram incidentes.

Durante analise de um vídeo, um dos deputados do partido B'iút (Tymoshenko) exclamou em tom bastante elevado. O juiz pediu que a pessoa levantasse. Todos os deputados presentes levantaram. O juiz insistiu que o responsável declinasse seu nome, porque houve perturbação da lei. Como todos se levantaram, o juiz concluiu que todos perturbavam a ordem na sala do tribunal. Aí o deputado M. Kosiv se apresentou e pediu que o tribunal fosse conduzido corretamente. Disse que esteve em tribunais da União Soviética, pelo artigo 62, devido a publicação de jornal clandestino, e sabe que os tribunais na União Soviética eram muito mais corretos que este.

Depois disso o juiz pediu à milícia para retirar o deputado M. Kosiv da sala. Entretanto, o deputado aproveitando de sua imunidade parlamentar não aceitava sair. O juiz determinou, impreterivelmente, a retirada do deputado e anunciou intervalo.

Os deputados resistiram. Para retirar M. Kosiv teriam que retirar todos, ou trazer o Ministro de Assuntos do Interior.

A milícia não conseguiu, mas o deputado acabou saindo sozinho porque se sentiu mal. Acabou indo ao Pronto Socorro.

Durante o incidente chamaram os "milicianos" armados do "Berkut" os quais podem usar a força.

O advogado da Tymoshenko pediu o afastamento do juiz. Houve gritaria na sala. O juiz exigiu que o responsável se levantasse. Levantou o deputado Suslov. Não atendeu à ordem do juiz para sair. Houve empurra-empurra entre a milícia e os simpatizantes da Tymochenko. Aí entrou o pessoal do "Berkut" que começou usar força. Então o deputado avisou que sairia. Saíram com ele mais alguns deputados.

No reinício da sessão Tymoshenko pronunciou uma palavra inaudível. Ao pedido de explicações do juiz ela disse haver pronunciado "neliud" (desumano, cruel). O juiz não aceitou a explicação, pediu novamente. Ela repetiu "neliud". Então o juiz disse que não foi esta a palavra, que ela teria usado uma palavra imprópria, e mandou que ela saísse da sala. Ela resistiu, mas acabou saindo quando o "Berkut" apareceu.

Próxima sessão, quinta-feira, dia 07.07.2011.

Tradução: Oksana Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário