domingo, 3 de julho de 2011

"Freedom House": Ukraina - no beco sem saída - igual ao mundo árabe

A maioria dos antigos países soviéticos têm os mesmos indícios de "vulnerabilidade a crises imprevistas”, tais como as que ocorrem no Oriente Médio e Norte da África.

Aproximadamente 80% da população da ex-União Soviética vive sob o domínio autoritário em países que são potencialmente perigosos para essas nações em um futuro próximo.

O relatório diz que na Ukraina, exemplo na região com reformas anteriores "realizou-se a diminuição de indicadores democráticos em cinco de oito parâmetros investigados". "Freedom House" também constata, na Ukraina, tendências autoritárias e ausência no aperfeiçoamento da democracia, como é constatado também em outros países pós-soviéticos, e países do Oriente Médio e Norte da África.

Os autores do documento "Nações na Estrada" enfatizam que o colapso das reformas na Ukraina acontece sob a liderança do presidente Viktor Yanukovych.

"No relatório, que abrangeu 29 países notamos, em especial, a erosão continua da democracia nos países da ex-União Soviética, exceto os países bálticos" - disse Freedom House.

"O estudo descobriu que os líderes, as autoridades, na maioria desses Estados autoritários não só permanecem no comando, como não realizam iniciativas sérias para reformas democráticas. Eu penso que algo semelhante nós vimos nos países do Oriente Médio e Norte da África" - disse Walker.

Tradução: Oksana Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário