domingo, 21 de abril de 2013

APROFUNDA-SE A CRISE ECONÔMICA NA UCRÂNIA

Tyzhden (Semana), 18.04.2013
Liubomyr Shavaliuk
 
De acordo com o Serviço de Estatística do Estado, no I Trimestre de 2013 a produção industrial na Ukraina diminuiu 5% em relação ao mesmo período do ano passado. Os líderes da queda tornaram-se: indústria química (-21,8%), de coque (-21,3%), construção de máquinas (-14,9%), construção (-16,8%), transportes (-6%).
 
Mikola Azarov - Primeiro Ministro da Ucrânia

 
Indicativa é a indústria da construção, a qual anuncia que aproxima-se o aprofundamento da recessão da economia ukrainiana. A construção de estruturas de engenharia diminuiu em 18%, e não residenciais - em 21,5%. A queda no primeiro segmento (51% dos trabalhos de construção) pode ser atribuída, em parte, à ausência este ano de fatores como Euro 2012. No entanto, a queda no segundo é, na sua maioria, de propriedades comerciais, e indica que na Ukraina não se criam novas potencialidades, portanto, quanto ao investimento privado a situação piorou rapidamente e significativamente. A redução do fluxo de investimento leva à diminuição da procura e, como consequência, da produção interna, e também fixa oportunidades perdidas, pois as capacidades que poderiam ser criadas durante este  tempo, ajudariam a sair rapidamente da recessão. Assim não importa o que o governo diz sobre melhorias do clima de investimento, há indícios de que o governo ou manipula abertamente, ou não sabe o que fazer.

 Por conseguinte, a situação da economia real na Ukraina é bastante complexa, os índices de desempenho agravam-se. Isto se reflete nas projeções econômicas. De acordo com as perspectivas da economia, segundo as discussões de abril, que regularmente acontecem junto ao Ministério do Desenvolvimento Econômico e Comercial, com a participação de 17 organizações analíticas, o consenso de prognósticos de crescimento do PIB para este ano é de 1,2% (em novembro de 2012 dava 2,9). Curiosamente, esses mesmos analistas previam em abril de 2012 o aumento do PIB para 2013 em 3,2%.
Mas o FMI foi mais impressionante. Em abril, na sua "Revisão de Economia Mundial', que normalmente é de otimismo, prevê para 2013 crescimento nulo do PIB da Ukraina, além da inflação de 0,5%. Estes números significam que no país espera-se diminuição significativa da demanda doméstica, o que vai aprofundar as tendências de recessão já observadas nos últimos três trimestres. Ao longo dos últimos três meses a missão do FMI visitou Ukraina duas vezes. Seu prognóstico: sem reformas os indicadores da economia aproximam-se aos mínimos significados. Vale observar que entre a comunidade empresarial esta organização tem altíssima reputação, por isso, quando os investidores estrangeiros virem tais prognósticos, o volume de seu dinheiro, na forma de investimento e créditos recebidos na Ukraina reduzir-se-á significativamente. Parece que os missionários do FMI que analisaram a situação na Ukraina, recomendaram à gestão não conceder crédito a Kyiv.
Em qualquer caso, as estatísticas indicam que a crise continua e dá voltas. No primeiro trimestre os mercados mundiais de ações cresciam e Ukraina pôde atrair dinheiro estrangeiro. Mas o que acontecerá, quando os mercados forem para baixo? Então o prognóstico da "Semana" sobre a queda do PIB para 0,5% em 2013 publicado no final do ano passado, pode ser demasiado otimista. E o pior é que nessa situação vem à tona a ineficiência das reformas governamentais. Isso significa que o governo realmente não sabe o que fazer. Portanto, a crise pode durar por vários anos.
 
Tradução: Oksana Kowaltschuk

Um comentário:

  1. Lamentável! um país com uma grande mão de obra qualificada - Não entendo por que até 2004 crescia tanto quanto a China e depois disso só andou para trás.

    ResponderExcluir