sábado, 16 de novembro de 2013

A UCRÂNIA E O FMI

Sem o dinheiro do FMI não haverá pensões, nem salários!

Vysokyi Zamok (Castelo Alto), 07.11.2013
Zinovia Voronovych

Колаж Ігоря НЕСТЮКА


Até o final do ano, mesmo para pagamentos prioritários faltam 18 bilhões de UAH.

O próximo inverno promete ser frio e faminto. De acordo com informações extra-oficiais, o presidente autorizou aumento significativo nas tarifas de gás para população. Além disso, o governo prepara uma série de regulamentos e leis que abolirão parte de benefícios sociais e benefícios para empresas. Tudo isto são recomendações do FMI e se não forem cumpridas - o FMI não dará dinheiro. Sendo que esta é a última esperança, porque no orçamento não há dinheiro suficiente para chegar até o próximo ano. De acordo com várias estimativas, para novembro e dezembro, no caixa do governo faltam de 10 a 18 bilhões de UAH  - para pagamento de salários dos funcionários e outros custos sociais.

"Nós necessitamos não somente a continuação da cooperação com o FMI. Nós necessitamos um empréstimo até o final do ano. Se não recebermos este empréstimo, o governo não poderá fechar este ano fiscal. E, os interesses de ukrainianos comuns precisarão ser sacrificados - diz o presidente do Comitê de Economistas Andrii Novak - O FMI empresta dinheiro apenas quando está certo da solvência do devedor. Então, o empréstimo virá, apenas quando eles estiverem certos que Ukraina poderá devolver o dinheiro com juros. Para isso eles analisam as maiores despesas do orçamento e exigem que os problemas sejam afastados. Na Ukraina o déficit está no fundo de pensões, "Naftogaz" e nos enormes custos sociais. Se o governo quer ou não, ele terá que satisfazer as exigências do FMI, pois com sua política nos anos anteriores levou a si mesmo para um beco econômico sem saída.

Principais problemas: Este ano o governo estabeleceu o crescimento do PIB em 3,5%. Então temos uma queda de 1,5%. E, porque o orçamento recebe menos do previsto surgem problemas com o pagamento dos salários. Muitos educadores já experimentaram salários atrasados, e aqueles trabalhadores que "arriscaram" ficar doentes já por alguns meses esperam pelo "seguro social" e, não se sabe se receberão antes do final do ano. 

A situação com pagamentos do orçamento ocorre todos os anos, tradicionalmente em novembro-dezembro. Este ano, os problemas iniciaram ainda em junho, diz o deputado membro da Comissão de Trabalho e Política Social Pavlo Rozenko. Já por vários meses não se paga a ajuda relacionada a gravidez e parto, subsídio de desemprego, licenças médicas, salários. As estatísticas oficiais escondem a verdadeira situação. Muitos funcionários públicos são enviados em licença às suas próprias custas. E isto não são casos isolados. Esperar alguma melhoria não vale a pena - as pessoas precisam estar preparadas aos atrasos de salários, e até pensões. E, com tudo isto, ainda começaram a falar sobre aumento de tarifas.

Segundo Oleksandr Okhrimenko, presidente do centro analítico ukrainiano: "Aumentar as tarifas para população não trará resultados. Aumentar o preço do gás sem a reconstrução do sistema de aquecimento e instalação de medidores não dará resultado. Deixar a taxa do dólar cair para 9 UAH é sem sentido. A taxa deve flutuar dentro de 2,5%  do curso oficial. E ela se encaixa nestes limites. Em geral, não estou inclinado para dramatizar a situação com o déficit orçamentário. Nós nunca temos dinheiro suficiente no final do ano. Farão uma remissão técnica - e pagarão todas as dívidas". - Concluiu Okhrimenko.

Mas gastarão o dinheiro do próximo ano! Então, se no ano passado faltou dinheiro em novembro-dezembro, este ano em setembro-outubro, no próximo ano os problemas começarão desde o verão.


Salo novamente entre nós

Vysokyi Zamok (Castelo Alto), 31.10.2013
Yulia Lishchenko, Omar Uzarashvili 

Em Lviv - mudança de governadores: demitido "procurador" Viktor Shemchuk, nomeado "policial" Oleh Salo. Para muito é um choque!

Фото Мирона МАСЛЮКА

Oleh Salo - primeiro a esquerda. Viktor Shemchuk - segundo da direita.

No dia 31.10.2013, o presidente nomeou para governador da Administração Estatal Regional de Lviv Oleh Salo. O anterior Viktor Shemchuk foi nomeado assessor presidencial.

A notícia soou como um raio num límpido céu. Todos ficaram chocados! Assim que surgiram as ordens de nomeação/exoneração no site oficial do Presidente, cerca das 14 horas, foi dada a posse ao novo governador.

Numa conversa com jornalista, praticamente na véspera, Viktor Shemchuk disse que gostaria permanecer em Lviv até as Olimpíadas de 2022. "Se eu puder trabalhar aqui até esta data, estarei feliz e orgulhoso". Ele permaneceu no cargo apenas oito meses. Seu governo, em geral, foi positivo. Ele não se envolveu em nenhum conflito ou escândalo público. Tinha bom relacionamento com os deputados e nem uma vez recebeu o voto de falta de "confiança" como seus antecessores. (A região de Lviv, na parte ocidental da Ukraina, é a região onde predomina uma população patriótica, que é pelo distanciamento do "grande irmão russo", onde viceja o idioma ukrainiano e cultivam-se, ainda, as antigas tradições. Consequentemente é a região de forte oposição ao governo Yanukovych - OK).

Ao ser convidado ao púlpito, a sala explodiu em aplausos. Embora Shemchuk tentasse sorrir, estava claro que se esforçava, que lhe doía... Agradeceu a todos pela colaboração - "a amigos e oponentes por encontrarem uma linguagem comum". Desejou a Oleh Salo bom trabalho e concluiu: "Desejo-lhe tudo de bom. Glória a Ukraina".

Oleh Salo não consegui iniciar seu discurso. Muitos gritavam: "Vergonha!" e "Como o senhor não se envergonha!" Finalmente, ele conseguiu dizer: "Eu sou desta província. - O meu problema é que aqui haja prosperidade, felicidade, paz e tranquilidade. Espero colaboração mútua. Nós vamos trabalhar com honestidade, imparcialidade e execução de tarefas no menor tempo possível. Que Deus os proteja!".

Algumas opiniões:

Yurii Lutsenko, ex-ministro do Interior: Esta designação é sinal de como Yanukovych planeja realizar as eleições presidenciais. O governo está ciente da impossibilidade de ganhar honestamente. Salo é especialista em lançar explosivos em jornal da oposição, na falsificação de resultados oficiais...

Anatoli Romaniuk, cientista político: Viktor Shemchuk foi um dos melhores governantes de Lviv - em termos de compreensão de problemas, capacidade de comunicação com diversos meios. Ele não se compara a outros governadores. Os resultados de seu trabalho mostraram que ele pode resolver problemas de importância nacional.

Querem a demissão de Oleh Salo

Vysokyi Zamok (Castelo Alto), 07.11.2013
Yulia Lishchenko

A oposição começou a coleta de assinaturas para inclusão na agenda do Conselho a questão da desconfiança ao novo governador.
Os líderes dos três partidos da oposição: "Pátria, "Svoboda" (Liberdade) e UDAR (Aliança Democrática Ukrainiana  pelas Reformas) emitiram uma declaração conjunta e iniciaram a coleta de assinaturas para inclusão na ordem do dia da sessão plenária do Conselho de Lviv à questão da desconfiança a Oleh Salo. Assinaram os líderes dos três partidos Arsenii Yatseniuk, Vitali Klychko e Oleh Tiahnybok.

Por quê os ukrainianos de Lviv não gostam de Oleh Salo

1. Quando ele era o principal miliciano de Lviv era assustador viver - à Irmandade estudantil jogaram uma granada, pelos folhetos e ações contra o presidente Kuchma os estudantes apanhavam, eram processados, das universidades exigiam ações contra eles.

2. Em fevereiro de 2005 contra Salo foram apresentadas duas questões criminais: pela transgressão do direito eleitoral e abuso da condição profissional. Foi anunciada busca internacional.

3. Desde o ano 2000 Salo mantinha amizade com o famoso criminoso russo, fundador do "Clube Russo" Máximo Kurochkin, ou Maks Bieshenei, o qual, em 2007 foi alvejado por um franco-atirador quando saía do Sviatoshynskyi Tribunal de Kyiv.

4. Em 2006 as questões contra Salo foram suspensas e ele candidatou-se ao Parlamento pelo bloco de Natália Vitrenko, financiado pelo criminoso russo Kurochkin.

5. De acordo com o general Moskal, em 2012, por ordem de Salo "Berkut" (polícia) tomou de assalto as cédulas eleitorais do distrito eleitoral Nº 132 em Mykolaiv onde vencia o empresário-agricultor Arkadii Kornatskyi (As eleições foram consideradas inválidas mas, Arkadii Kornatskyi chegou a sair do país por algum tempo porque temia por sua vida - OK)


Tradução: Oksana Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário