quinta-feira, 21 de novembro de 2013

ÓPERA: HOMENAGEM AO HOLODOMOR (1932-1933)

Amigos do blog:






Em Nova York estreou ópera sobre Holodomor
05.02.2013

Ópera chamada "Holodomor (Terra vermelha. Fome)" ressoou no palco do teatro dramático Gerald W. Lynch, em Nova York. Autor da ópera - natural da Ukraina, compositor e maestro Virko Baley - sua obra escreveu quase três décadas. Ele assegurou-se com muitas testemunhas dos terríveis acontecimentos de 1932-1933 (Baley nasceu em 1938), e o empurrão final para completar o trabalho foi a apresentação da ópera dentro das paredes da Universidade de Harvard no início de 2012.
Baley trabalhou no Instituto de pesquisas ukrainianas por quase seis meses. A Conferência Internacional que teve lugar nesta universidade deu ao compositor a oportunidade de despertar o interesse do numeroso público pela ópera. Posteriormente, fragmentos da ópera "Holodomor" foram apresentados na sede da ONU.
A ópera de Virko Baley teve sua estréia mundial em Las Vegas no centro de música Lee e Thomas Bimiv em 11 de janeiro, mas fragmentos da ópera ouviram primeiro os ukrainianos. Em outubro do ano passado "Holodomor (Terra vermelha. Fome)" soou na realização da Filarmônica Nacional da Ukraina. Dois solistas - o americano John Tayker e a ukrainiana Tamara Khodakova - executaram três fragmentos da composição musical: "Canção de ninar", "Tempo de lobos" e "Eterno brilho".
Baley visitou pessoalmente a apresentação em Kyiv.

Tradução: Oksana Kowaltschuk

Um comentário: