sábado, 30 de novembro de 2013

YANUKOVYCH MALOGROU A CÚPULA DE VILNIUS

Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 29.11.2013

Em Vilnius aconteceu a cerimônia de assinatura de acordos entre UE e países da Parceria Européia, no entanto, com Ukraina, nenhum acordo foi assinado.

Apesar do fato de que Yanukovych não assinou nenhum acordo, ele participou das fotos.




Nem mesmo a declaração de intenções foi assinada, porque o presidente Viktor Yanukovych quer continuar as conversações com UE com participação da Federação Russa.

Antes da assinatura Yanukovych não cumprimentou seus colegas, inclusive Angela Merkel, com a qual manteve conversação pela manhã. 

Ele foi colocado no canto, junto com os representantes da Bielorrússia. Com ele ninguém fala, disse em seu Twitter a jornalista Christina Berzynskyh, que encontrava-se em Vilnius.

Yanukovych queria assinar o Acordo por dinheiro.

Yanukovych confirmou as intenções da Ukraina para, em futuro próximo, assinar o Acordo e anunciou condições para uma maior cooperação. Ele falou sobre isso em seu discurso na reunião plenária da Cimeira.

"Eu confirmo as intenções da Ukraina para num futuro próximo assinar o Acordo de Associação. Faltam apenas alguns passos importantes".

"... para minimizar os efeitos negativos do período inicial. Isso requer nosso trabalho conjunto para o programa de assistência econômica para Ukraina, que nos permitirá fazer os preparativos para assinatura do Acordo".

"Ukraina precisa, da UE passos decisivos na questão do desenvolvimento e implementação do programa de assistência econômica e financeira utilizando todos os mecanismos e recursos disponíveis da instituição, como dos estados-membros da UE".

"Estas medidas, a nosso ver, seriam - primeiro: desbloqueio de programas de apoio orçamental setorial da UE, alocação de recursos de auxílio  macro-financeiro. Segundo: apoio efetivo das instituições financeiras internacionais, FMI e Banco Mundial. Terceiro: revisão das restrições comerciais da UE sobre itens de exportações ukrainianas, introduzidas ainda no século passado. Quarto: participação ativa da UE e das instituições financeiras internacionais na modernização de transporte do gás como elemento-chave da rede européia de energia... Quinto: À parte deste trabalho deve haver um plano de ações para eliminar as contradições e resolver os problemas do comércio da cooperação econômica com Rússia e outros membros da União Aduaneira, o que se relaciona com a criação de uma zona de livre comércio entre Ukraina e UE".

"Eu ficaria grato por seu apoio na questão do início de uma zona de criação de livre comércio entre Ukraina e União Européia. Nós estamos determinados a fazer todos os esforços para concluir este trabalho", concluiu Yanukovych.

Tradução: Oksana Kowaltschuk

Um comentário: