sábado, 9 de novembro de 2013

UCRÂNIA x UNIÃO EUROPÉIA: Negociação ou enrolação?

Partido das Regiões prepara o fracasso do Acordo de Vilnius

Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 08.11.2013
Mustafa Naiem


Pela 25ª vez vieram a Ukraina os representantes da UE Pat Cox e Alexander Kwasniewski. No dia 14 de novembro eles devem apresentar o relatório final de sua missão na Ukraina, cujo principal objetivo é a liberação de Yulia Tymoshenko. Em 18 de novembro deve acontecer a reunião do Conselho de Ministros da UE. Nesta ocasião deve ser dado o principal sinal aos participantes da Cimeira da Parceria Oriental quanto a assinatura do Acordo de Associação com Ukraina.

Na quinta-feira, 07 de novembro, Cox e Kwasniewski, recebidos pelo presidente, ficaram agradavelmente surpresos com os resultados das negociações.   Yanukovych lhes disse que aprecia a posição dos europeus e, espera apenas a decisão do Parlamento. E, ainda prometeu que, imediatamente, após a visita, telefonaria ao presidente do Parlamento V. Rybak e ao lider do Partido das Regiões A. Efremov, pedindo a rápida aprovação do necessário projeto.

Enquanto Cox e Kwasniewski admiravam-se com a "bondosa" receptividade de Yanukovych,  os líderes da oposição tentavam entrar em acordo quanto a aprovação do projeto de lei em relação a solução da questão Tymoshenko com o presidente do Parlamento V. Rybak e A Efremov.

Conversa franca

Quando Cox e Kwasniewski se reuniram com os representantes da oposição, felizes, anunciaram que faltava solucionar apenas alguns pormenores. Os oposicionistas tentaram lhes explicar que estavam sendo enganados, mas os europeus não podiam desacreditar das palavras do presidente Yanukovych. Então todos se dirigiram ao gabinete do presidente do Parlamento. Os oposicionistas novamente perguntaram a V. Rybak e A. Efremov, se realmente, em tão exíguo tempo, poderão aprovar o projeto referente ao tratamento da Yulia Tymoshenko.  Efremov respondeu que ainda não havia nenhum projeto de lei, porque o grupo de trabalho ainda não começou a apreciação e consolidação das opções existentes.

Cox e Kwasniewski ficaram surpresos e, mais uma vez reafirmaram que o prazo é curto, que a lei deve ser aceita até o dia 14 de novembro. Em resposta Efremov respondeu que a estas questões ele não pode responder, porque com tudo deve ocupar-se o constituído grupo de trabalho, e quando eles finalizarão o trabalho, ele não sabe.

Os europeus ficaram atônitos com tal resposta. "Como pode ser assim, - eles perguntaram, - nos prometiam em todos os encontros, que a questão já está quase resolvida e somente falta a palavra do Parlamento, mas aqui está tudo pronto?"

Seguiu-se uma longa discussão ente Kwasniewski e Efremov. No final, Kwasniewski disse que ele não acredita mais nas promessas, porque tudo depende da vontade política, que ele não percebe. Os europeus deixaram o edifício do Parlamento, como de costume - sem quaisquer comentários. (Segundo o jornal "Verdade Ukrainiana" estes acontecimentos foram relatados pelos líderes da oposição, participantes diretos - e, confirmados por mais duas pessoas presentes - OK)

O que espera Viktor Yanukovych

Por mais estranho que possa parecer, Yanukovych e sua equipe ainda esperam que conseguirão o Acordo de Associação sem a solução do caso Tymoshenko, o qual eles consideram capricho dos europeus. Que os europeus acreditarão na posterior libertação da Tymoshenko. E contam que a principal alavanca de pressão sobre os europeus é o medo dos europeus da influência russa na política externa da Ukraina.

Fracasso do Acordo

De fontes próximas ao governo, cada vez mais se ouve a idéia de que a conservação do status quo pode proporcionar mais vantagens a Kyiv que a assinatura do Acordo de Associação, além de ainda jogar a culpa da não assinatura na oposição e na própria Tymoshenko.

A não assinatura enfraquecerá substancialmente a pressão da Rússia sobre Ukraina e que qualquer cenário negativo em Vilnius ela considerará como vitória sua. No entanto, a não assinatura do contrato, de acordo com os regionais não significa uma ruptura de relações com UE, com a qual será possível continuar o jogo de esconde-esconde, mantendo a imagem de integração européia.

Outro aspecto - dinheiro necessário para cobrir o déficit marcante do orçamento ukrainiano, a interrupção do processo de integração quase certamente pavimentará o caminho para empréstimos a longo prazo e em condições favoráveis da Rússia, com a possibilidade de novas negociações para o preço do gás. Ao mesmo tempo, o Acordo de Associação não significa, automaticamente, recebimento de dinheiro do FMI, nem das estruturas da UE. Pelo menos é o que consideram na administração do presidente.

No entanto, Yanukovych ainda pode dar o último passo a UE. É necessária apenas uma votação, o que dará o sinal apropriado para todas as outras partes do sistema. Há a possibilidade de que, os europeus, mesmo cansados de constantes surtos poderão desviar-se dos prazos estabelecidos.

A única esperança, que ainda resta para os euro otimistas é um milagre

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. . . .


Pela suspensão da Associação com UE respondem os políticos europeus

Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 09.11.2013

A responsabilidade pelo eventual fracasso do Acordo de Associação entre Ukraina e UE estão políticas européias.
Sobre isto, em Donetsk, após uma reunião do Partido das Regiões declarou o primeiro-ministro Mykola Azarov e indagou: "E quem faz tudo pela assinatura?"

"Mas se alguém, isto se refere aos políticos europeus, terá coragem de colocar na balança o destino do país, e muito duvidosa exigência em relação a Tymoshenko, então assumirá a responsabilidade. E isto não será nossa responsabilidade... , não nossa", - declarou Azarov. 
E ainda acrescentou: "Presidente e governo fazem o melhor possível, para que o Acordo seja assinado.

(Mentiras e cinismo para enganar o povo - OK)


. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

A assinatura do Acordo de Associação entre Ukraina e UE pode não acontecer

Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 09.11.2013

Yanukovych novamente, durante as duas últimas semanas, aconselhar-se-á com Putin sobre o futuro.

O encontro anterior foi em Sochi no dia 27 de outubro. No dia 25 de outubro, durante uma reunião dos países da CEI (Comunidade dos Estados Independentes: Rússia, Bielorrússia, Azerbaijão, Armênia, Cazaquistão, Quirguistão, Moldávia, Tadjiquistão e Uzbequistão. Ukraina, formalmente, é apenas país observador) Yanukovych propôs a criação de um permanente formato consultivo: "Ukraina - União Européia - União Aduaneira". Putin declarou que a adesão da Ukraina à UA, após assinatura de Associação com a UE se torna impossível. (Não é a primeira vez que Yanukovych expressa seu desejo às duas alianças, não é a primeira vez que Putin diz "Não!" - OK)


Tradução: Oksana Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário