quarta-feira, 27 de novembro de 2013

POVO UCRANIANO APROVA RESOLUÇÃO EM PRAÇA PÚBLICA

Euromaidan(¹) aprova resolução: Yanukovych e governo à demissão, plena mobilização para protestos.

Domingo, 24.11.2013

No caso da não assinatura do Acordo de Associação com UE os organizadores do Euromaidan demandarão pelo impeachment do presidente Viktor Yanukovych pela traição do Estado e apelarão a todos os países democráticos do mundo para aplicarem sanções pessoais contra Yanukovych e membros de seu regime.

Isto é afirmado na resolução da Assembléia Popular, lida por Oleksandr Turchynov no Euromaidan em Kyiv.


Orientando-se nos termos do artigo 5º da Constituição da Ukraina, segundo o qual a única fonte de poder na Ukraina é a nação, nós, os reunidos na Praça Européia em Kyiv, aprovamos a decisão em exigir a renúncia do governo de Mykola Azarov pela traição dos interesses nacionais e aprovação da decisão de recusa do curso à integração européia. Também foi aprovada a decisão da exigência da realização em 27 de novembro de 2013 de uma sessão extraordinária do Parlamento para - terminantemente considerar e aprovar todas as indispensáveis leis para integração européia, incluindo o tratamento de prisioneiros no estrangeiro, e sobre o Ministério Público.

O apelo apropriado das três facções e as necessárias assinaturas já foram enviadas ao Parlamento.

"No caso da impossibilidade do Parlamento em aprovar as indispensáveis leis ou recusa da maioria parlamentar para votar nelas, exigir a dissolução do Parlamento e realizar eleições antecipadas", declarou Turchynov.

A resolução também exige de Viktor Yanukovych imediatamente cassar a decisão do Governo Azarov, parar com as repressões políticas, libertar Yulia Tymoshenko, restaurar o curso de integração européia e assinar o Acordo de Associação em Vilnius.

"No caso da recusa do presidente em cumprir suas obrigações constitucionais e não assinar o Acordo, buscar o impeachment do presidente Yanukovych por traição de Estado e apelar a todos os países democráticos para aplicar, imediatamente, sanções pessoais contra Yanukovych e representantes de seu regime corrupto", - diz a resolução.

A Assembléia Popular também aprovou a decisão de dirigir-se aos dirigentes da UE, e aos presidentes e governos dos seus 28 países-membros para não fecharem as portas da Ukraina à Europa, e criar condições para assinatura do Acordo de Associação depois da mudança do governo no país.

"Acompanhar e auxiliar a mobilização de todos os partidos e organizações da sociedade civil que se posicionam pela integração européia da Ukraina, para realizar ações de protesto para nossa vitória", - disse Turchynov.

"Nós cansamos de traições, decepções, pobreza e transgressão de leis. Nós queremos viver num país europeu, normal e civilizado, onde há liberdade de expressão, respeito a pessoa e seus direitos, onde todos são iguais perante a lei" - concluiu Turchynov.

(¹) Euromaidan - maidan é praça. Como nas manifestações em geral, e pelo Acordo de Associação com a UE, o povo se reúne nas praças, então deram o nome de Euromaidan ao presente movimento.


Tradução: Oksana Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário