sexta-feira, 7 de outubro de 2011

NOTÍCIAS DA SEMANA

Os agricultores vieram a Azarov (Primeiro-Ministro) com forquilhas e foices.
Tyzhden (Semana), 04.10.2011



Cerca de 1.500 agricultores vieram protestar perante o Gabinete Ministerial. Eles seguravam cartazes com slogans: "Não - a destruição de aldeias!" , "Se houver aldeia - haverá Ukraina!", "Orçamento para aldeões, não para oligarcas!", "Taxa alfandegária - genocídio para produtores!", "Terra àqueles que nela trabalham!".

Alguns seguravam grandes forquilhas e foices.

De acordo com os aldeões, agora são estes os instrumentos que devem usar por causa do sub-financiamento da agricultura.

Os camponeses, particularmente, se opoõem à supressão dos direitos sobre as exportações de grãos e exigem "finalizar experiências sobre a agricultura de subsistência.

Eles encontraram o primeiro-ministro Mykola Azarov com gritos de "Vergonha" e "Demissão para Azarov".

Lembramos, o Ministério de Desenvolvimento Econômico e de Comércio propôs os impostos sobre exportações de grãos para 2012: trigo e centeio em - 9%, mas não menos de 17 euros/tonelada; cevada - 14%, mas não inferior a 23 euros/tonelada e de milho - 12%, mas não inferior a 20 euros/tonelada.

Além disso, o Ministério propõe a introdução de taxas de exportação sobre a soja de 12%, mas não menos de 33 euros/tonelada e semente de "ripak" (erva para alimento e extração de óleo) de 9%, mas não menos de 15 euros/tonelada, e ainda sobre o óleo de girassol de 10%, mas não menos de 84 euros/tonelada.

Os manifestantes também exortam o parlamento a aprovar o projeto de resolução de um referendo, para todos os ukrainianos, sobre reforma agrária.

....................................................................................................................................


Seis e meio milhões

Vysokyi Zamok (Castelo Alto), 02.10.2011

Seis e meio milhões de ukrainianos trabalham no estrangeiro. Isso representa 14,4% da população do nosso país. Tais dados estão contidos nos materiais que distribuiu a Organização Internacional de Migração.
Entre os trabalhadores 67% são homens.
Os países mais frequentemente escolhidos pelos migrantes trabalhadores sâo: Rússia, Israel, Itália, Espanha, República Checa, Hungria, Polônia.
54% dos trabalhadores imigrantes ukrainianos trabalham na construção cívil, 17% no atendimento domiciliar, 9% na agricultura, 6% na indústria e 5% em outras atividades.
Os que mais emigram para trabalho no exterior são das regiões de Transcarpatia e Chernivtsi. Das regiões que menos emigram trabalhadores ao exterior: Keiv, Odessa, Zhytomyr, Kirovohrad, Poltava e Dnipropetrovsk.
59% de trabalhadores que procuram o exterior para trabalhar concluíram o ensino secundário, 14% concluíram o ensino superior, 10% o preliminar ou o ensino secundário incompleto.

....................................................................................................................................


Caso Lutsenko

Tyzhden (Semana), 05.10.2010

O deputado Hrymchak disse que a saúde de Lutsenko está piorando muito na prisão. Ele tem sentido muitas dores e até arrasta uma perna ao andar. É atendido pelos médicos da prisão. Não conseguiu tratamento com médicos de sua confiança, nem hospitalização.

Segundo os advogados as acusações estão se esvaziando, de 7 testemunhas 6 afirmam o contrário das afirmações a ele atribuídas. Até a contratação ilegal do motorista, a ele atribuída como contra lei, foi contestada pelas testemunhas. Mas ainda há muitas testemunhas a
serem ouvidas.

...................................................................................................................................


 Tymoshenko será condenada mas não cumprirá a pena na prisão.

 Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana) 05.10.2011

Tymoshenko receberá a sentença condenatória mas será libertada pela lei de descriminalização. Essa lei não é aplicável ao artigo que lhe imputam, mas um projeto presidencial será aprovado pelo parlamento.

Segundo a fonte, Tymoshenko deve continuar culpada na consciência do público.

Esta manobra não impedirá que Tymoshenko candidate-se a cargo eletivo nas próximas eleições.

A lei sobre descriminalização deverá ser aprovada até o dia 20 de outubro, data em que Yanukovych deverá ir à Bruxelas.

Já no dia 06 de outubro o Parlamento deverá proceder a primeira leitura da nova lei da descriminalização.

No dia 11 do corrente, o juiz Rodion Kireev deverá dar início ao veredicto segundo o qual Tymoshenko será condenada.

(Esta previsão está nós jornais ukrainianos, espero que aconteça - O.K.)

....................................................................................................................................

Tradução: Oksana Kowaltschuk
Foto formatação: AOliynik
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário