terça-feira, 11 de outubro de 2011

YULIA TYMOSHENKO: CONDENAÇÃO OU IMOLAÇÃO ?

Veredicto da Tymoshenko: 7 anos mais 1,5 bilhões

Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 11.10.2011

O juiz Rodion Kireev pronunciou a mais severa, de todas as possíveis sentenças a Yúlia Tymoshenko - 7 anos de prisão, 3 anos de privação do direito a cargo no governo. Reembolso de 1,5 bilhões de perdas do "Naftogaz" e alguns milhares referentes a custos de exames e despesas do tribunal.

Kireev leu o veredicto por 4 horas, com 4 intervalos. Tymoshenko esteve pálida e quieta. Somente quando Kireev começou ler a parte da resolução ela fez uma declaração e conclamou todos à luta pela Ukraina.

Assim soou o veredicto de Tymoshenko:
 


"As circunstâncias que agravavam ou facilitavam a culpa de Tymoshenko não estão estabelecidas. Levando em consideração o elevado prejuízo social cometido por crimes de Tymoshenko, sua personalidade, ausência de quaisquer remorsos no cometimento do crime, o tribunal não encontra condição para uma punição mais branda do que a prevista em lei.

O tribunal chegou à conclusão, que a ré deve eleger a punição necessária e suficiente para sua correção e prevenção de novos crimes apenas sob a forma de perda da liberdade dentro da sanção mínima prevista pelo artigo 365 do Código Penal... com privação da ré, do direito de ocupar cargos no governo, realização de organizações - regulação e responsabilidades administrativo-econômicas nos limites do artigo 365 do Código Penal.

Tymoshenko Yulia Volodymyrivna considerar culpada do crime prvisto no Artigo 365 do Código Penal da Ukraina e designar sua sentença sob forma de privação de direitos de liberdade por um período de 7 anos e privação de direitos para ocupar cargos no governo... pelo período de 3 anos.

Mantê-la na prisão... a contar de 5 de agosto de 2011, a partir da data da detenção.

Satisfazer a ação cívil do NAK "Naftogaz". Cobrar de Tymoshenko 1.516.365.234,94 UAH (aproximadamente USD 187.500.000), pelos danos causados.

Cobrar, em favor do Instituto de Kyiv, pelos exames judiciais 4.512 UAH (USD 564)".

"Este veredicto é a volta a 1937, respondeu Tymoshenko.

Ela deixou o tribunal após a saída de Kireev, acompanhado por alguns gritos de "Vergonha!".

"Adeus a todos - disse ela em voz baixa.
 







ATIRADORES NOS TELHADOS DOS PRÉDIOS PRÓXIMOS A PECHERSKYI TRIBUNAL FORAM VISTOS PELO FOTÓGRAFOS DO CANAL 5.

(Observem a quantidade de milicianos na retirada da Tymoshenko. O povo grita o nome da Tymoshenko: "Yulia!". OK)

__________________________________________________


Opiniões de diversos países

Oleksandr Voytko, Canal 5



Liberar Tymoshenko e outros presos políticos - apelaram às autoridades ukrainianas os Estados Unidos. A representante do Departamento de Estado Victoria Nuland declarou a profunda decepção.

Decepcionaram-se também em Bruxelas. A Comissão de Assuntos Externos do Parlamento Europeu pode adiar a votação do relatório sobre o acordo de associação.

A reação dos países vizinhos também foi dura.

Praga oficial não reconhece o veredicto de Tymoshenko. Kyiv afasta-se das normas européias, realizando a justiça, a responsabilidade política e criminal diferentemente da UE, - declarou o ministro de Assuntos do Exterior da República Checa.

Polônia considera que o processo da lider da oposição estragou a imagem da Ukraina.

Moscou viu a conotação anti-russa na decisão do tribunal. O Primeiro-Ministro do país vizinho Volodymyr Putin, que fez os acordos do gás com Tymoshenko, pelos quais ela foi condenada, comentou o veredicto da China. "Os acordos sobre o gás assinaram Gazprom e Naftogaz (Companhias russa e ukrainiana). Portanto, não está claro por que Tymoshenko tem a responsabilidade por eles. Colocar assim sob suspeita os contratos de gás existentes é perigoso e contraproducente. Os acordos foram assinados em total conformidade com as leis da Rússia, Ukraina e direitos internacionais".

UE deve parar as negociações com Ukraina sobre a integração. O presidente do Partido Nacional Europeu Wilfried Martens chamou o veredicto da Tymoshenko de vergonhoso para um país que declara a escolha pela Europa.

Jerzy Buzek, presidente do Parlamento Europeu: ..."Lamento muito que a ex-primeira-ministra Yulia Tymoshenko foi condenada a sete anos de prisão. A honestidade e independência deste processo levantam sérias dúvidas. Espero, Tymoshenko não vai cumprir a pena na prisão. Em nossa opinião, o tribunal de Apelação deve reduzir a sentença. Esta é uma das nossas principais mensagens para o presidente da Ukraina Viktor Yanukovych.

No Conselho Europeu esperam modificações no Código Criminal da Ukraina em relação aos políticos. Sobre isso pronunciou-se o secretário geral Turbyorn Jangland comentando a decisão do tribunal quanto a Tymoshenko.

A UE vai rever seu relacionamento com Ukraina devido ao veredicto de Tymoshenko.

A UE está profundamente desapontada com o veredicto de Yulia Tymoshenko. Isso consta na declaração oficial do Comissário Supremo da UE de relacionamento exterior Catherine Ashton. O tribunal não esteve em conformidade com padrões internacionais de processo justo, transparente e independente. UE vai rever as relações com Ukraina, a decisão pode afetar o processo de negociação sobre acordo de associação - diz Ashton.

O caso da Tymoshenko não deve afetar a assinatura do acordo de associação com UE. - considera o Ministro de Assuntos do Exterior da Ukraina. Kyiv tem certeza - isso não pode ser usado como meio de pressão nas negociações sobre o acordo de associação. O Ministro de Assuntos do Exterior Kostiantyn Hryshchenko, no Parlamento Europeu, disse que Kyiv nunca esteve tão perto do acordo. No entanto, comentar o veredicto, o lider oposicionista recusou-se. Segundo o Ministro "o tribunal aprovou uma decisou concreta, não podemos comentá-la. A proteção de Tymoshenko poderá impugnar o veredicto no Tribunal de Apelação, depois no Tribunal Europeu dos direitos da pessoa. Os princípios democráticos não proporcionam tratamento especial para uma determinada pessoa cujas ações apresentam sinais de ofensa criminall".

Imediatamente após o veredicto, embaixadores acreditados na Ukraina, reuniram-se na Embaixada da Eslováquia com o vice-lider da "Batkivshchyna" (Partido da Tymoshenko) Gregory Nemyria. O político que ocupa-se com a imagem da Tymoshenko no exterior declarou que o presidente Yanukovych perdeu o apoio da Europa. "A decisou do tribunal é sem precedentes. Isso cria a nítida impressão de que o presidente Yanukovych perdeu o guarda-chuva europeu, sob o qual queria sair seco da água.

A reação doos Ministérios do Exterior dos países europeus continua a fluir. Já condenaram o veredicto a Tymoshenko a Grã-Bretanha, França, Suécia e Alemanha.


Tradução: Oksana Kowaltschuk
Video formatação: AOliynik

Nenhum comentário:

Postar um comentário