sábado, 8 de outubro de 2011

Viktor Yanukovych sob pressão de Varsóvia

Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 02.10.2011
Serhiy Leshchenko

"Nuvens sobre a nossa integração européia dissipam-se" , - olhava feliz o céu claro de Varsóvia o embaixador da Ukraina à UE Konstantin Eliseev.

O tempo estava bom e chegava ao final a Cimeira de Parceria Oriental.

Donald Tusk (E) primeiro-ministro da Polônia e Viktor Yanukovych (D) presidente da Ucrânia
Foto: Serviço de Imprensa do governo polonês

Por um lado, Ukraina pode realmente alcançar a profundidade sem precedentes de integração com a UE, depois disso, tornar-se um modelo para outras ex-repúblicas soviéticas. Por outro lado - ela estacionou a um passo de formalizar uma nova qualidade de relações - Acordo de Associação. Então, final feliz da história depende da pessoa, a qual hoje não tem outro status que prisioneira da câmera 242 da prisão de Lukianivka.

A relação do presidente da Ukraina chegou a uma encruzilhada. "Todo mundo olha para Yanikovych", - com estas palavras recebia a Cimeira de Parceria Oriental em Varsóvia o local Warsaw Business Journal, que incluía na primeira página a foto de Tymoshenko na cadeia.

Parceria Oriental: uma iniciativa da União Européia por seis países da antiga União Soviética: Ukraina, Moldávia, Geórgia, Azerbaijão, Armênia e Belarus. Surgiu dos esforços da Polônia e Suécia, em uma tentativa de incluir o espaço pós-soviético a UE, embora não prometendo perspectivas de associação.

A conclusão bem sucedida da história com Ukraina - é um desafio para Varsóvia e sua presidência na UE. Este é um teste às suas ambições que deseja reivindicar o papel de lider regional da UE.

Yanukovych calculou mal, acreditando que a Polônia, com base estratégica com a Ukraina, iria suavizar o golpe da prisão da Tymoshenko. Na verdade, Varsóvia se tornou o principal defensor da libertação da lider da oposição Yúlia Tymoshenko.

Ao encontro com Yanukovych em Varsóvia não se preparavam apenas os poloneses. A Cimeira de Parceria Oriental era uma plataforma para os líderes europeus enviarem a Yanukovych o último aviso. Nas sessões de julgamento da Tymoshenko esteve constantemente a vice-presidente da diplomacia alemã Anka Feldhuzen.

A uma semana da Cimeira estiveram em Bruxelas Arseniy Yatseniuk e Petró Poroshenko que pediram ao eurocomissário Stefan Fule não perder Ukraina de vista.

Mais um problema para Bankova (Presidência Ukrainiana) - à voz americana, alemã, francesa e polonesa, as quais publicamente advertem Ukraina sobre o risco de interrupção de integração européia, uniu-se ainda a voz britânica.

 Há um bom tempo e sem resultado, Yanukovych procura por um convite de David Kameron. A Grão-Bretanha foi representada na Cimeira pelo Vice-Primeiro Ministro Nick Clegg, que não teve meias palavras. - "... o Estado da Ukraina tem tudo para se tornar um titã europeu. Mas, só se for construída sobre uma economia de mercado dinâmica, combinada com a democracia viva. Para concluir as negociações com a UE - negociações, que devem transformar a economia ukrainiana de uma maneira revolucionária - nós devemoos presenciar eleições honestas, imprensa livre e garantia que o governo não está empenhado em perseguições a diversas opiniões políticas. Caso contrário, o Parlamento Europeu vai ter muita dificuldade em ratificar o acordo - acordo que está tão sedutoramente próximo."

Yanukovych repetiu aos poloneses que não pode influenciar na decisão da justiça (Como se alguém ainda acreditasse nisso - O.K.). Mas, que os deputados de seu partido poderiam votar pela descriminalização do artigo 365, parágrafo 3, pelo qual Tymoshenko seria presa por sete anos. E que ele assinaria este projeto, mas Tymoshenko deveria admitir publicamente seu erro e compensar as despesas ao "Naftogaz". (A esposa de Yanukovych apareceu em público com um Breguet Reine de Naples, de ouro branco 18, com 128 diamantes de aproximadamentee 0,83 quilates. O valor na Internet é de 422.930 dolares. O interessante é que em sua declaração do ano passado ela recebeu apenas 18.443 UAH - aproximadamente 2.305 dolares - O.K.)

Os interlocutores poloneses ficaram chocados com esta proposta porque tais condições mostraram claramente o não desejo de sair da situação. Eles perguntaram diretamente se Yanukovych está ciente das consequências para Ukraina.

Após as reuniões foi programado um jantar. No vídeo podemos observar a fria recepção dada ao presidente Yanukovych. Comparemos com a recepção a Vlad Filar, primeiro-ministro moldavo.



No dia seguinte Angela Merkel dedicou a Yanukovych menos de 10 minutos apesar de que foram programados 40. Mas dedicou uma hora e meia à oposição bielorussa.

Yanukovych já não parecia satisfeito. Seu lugar foi justamente ao lado da cadeira vazia de Lukashenko, que não foi convidado. Esta foi uma ilustração eloquente para perceber o jogo final de ditadores na Europa.
Yanukovych resolveu não participar do almoço, voou para casa.

O Presidente do Conselho Europeu Herman van Rompuy, numa conferência de imprensa levantou a questão e disse da sua preocupação com Tymoshenko e uso de justiça seletiva.

O Presidente da Comissão Européia José M. Barrozo declarou que todos ficaram satisfeitos com a escolha ukrainiana pela UE. E isto foi dito a Yanukovych. Mas, ao mesmo tempo não podem deixar de lado a sua preocupação pelo destino da Tymoshenko.

No final, jornalistas poloneses, ukrainianos e europeus fizeram três perguntas. Todas referiam-se a Tymoshenko. Donald Tusk declarou abertamente que a situação com Tymoshenko poderá prejudicar o Acordo sobre a Associação, e que isto foi dito claramente aos dirigentes ukrainianos. Em primeiro plano, para UE é a garantia dos direitos humanos. E, ninguém pode ter ilusões porque estes valores são declarados quando conversamos sobre perspectivas de integração com UE.

Tradução: Oksana Kowaltschuk
Vídeo formatação: AOliynik

Nenhum comentário:

Postar um comentário