domingo, 9 de outubro de 2011

AINDA SOBRE O "MUNDO RUSSO"

"Mundo russo" como tecnologia
Tyszden (Semana), 29.08.2011
Petró Okhotin

O grupo de palavras "mundo russo", apesar de muito utilizado em discussões políticas, para muitos é pouco compreensível. O propósito deste artigo - mostrar, que "Mundo-russo" - é mais que revanche da língua e cultura russa, mais que ambições da Rússia à grandeza imperial e de outras características psicologicamente emocionais.



Antes de tudo nos lidamos com um fato flexível, pensado e difundido de influência de um grupo particular, que identifica seu interesse e visão do mundo com os interesses nacionais da Rússia (o espaço geográfico deste conceito aos ideólogos desta concepção "mundo russo" é significativamente mais amplo que os limites territoriais da Federação Russa).

Para começo tentaremos elucidar, o que introduziram na concepção do "Mundo russo" seus ideólogos. Olga Batanova define "Mundo russo" como um fenômeno cultural e civilizacional, que compõe-se da Rússia como Estado Mãe e países russos de além fronteiras, que unifica pessoas, que independentemente de sua nacionalidade sentem-se como russos, são portadores de cultura e idioma russo, espiritualmente relacionados com Rússia e não são indiferentes aos seus negócios e seu destino. A própria palavra "mundo" neste contexto não significa apenas "mundo", mas também "a vida no mundo", "espaço", etc.

O patriarca Cirilo em saudação ao Dia dos cossacos ortodoxos delineou a geografia desta concepção, chamando de herdeiros da Santa Rus,[1] Rússia, Ukraina, Bielorrússia, Moldávia e Cazaquistão. No artigo programático de A. Stavitsky "Ukraina" e "Mundo Russo" tem as seguintes linhas: O "Mundo russo não é contra Ukraina, mas por aquela Ukraina, que é civilizada, multiétnica e multicultural... daqui se compreende, que a variante "haletska"[2] da lógica russo-ukrainiana, interação ao princípio "tudo, que é bom para os russos, - é ruím para Ukraina e vice-versa para o mundo russo é absolutamente estranho..."

No artigo do consultor político Petró Shchedrovytskyi claramente ressoa o interesse do "mundo russo" - de todas as formas possíveis aumentar a produtividade do capital russo (como base de reprodução ampliada da riqueza; anexação do capital externo, não russo, criação de capital comum, examinando e avaliando tudo isso como um dos fatores de confortabilidade estrutural do capital russo). Como vemos, tal aspecto ideológico logicamente fundamenta a compra de ações de companhias energéticas do Báltico pelo Gazprom, a construção de usinas nucleares no território da Bielorrússia e outras ações práticas, direcionadas na criação de uma base potente para o "mundo russo".

"Mundo russo - não é um assunto somente para funcionários em Moscou. Para os métodos de seu trabalho nos territórios de outros países, os criadores do "mundo russo", apoderaram-se do que havia de melhor da experiência de interação entre a pátria e diáspora, o funcionamento das empresas de corporações transnacionais como Gazprom, Sberbank (banco) e Rosneft (empresa de petróleo) constantemente em destaque no ranking financeiro mundial, práticas de revoluções de veludo através das organizações não governamentais e suborno banal de pessoas influentes (por exemplo Gerhard Schroeder como um dos principais lobistas do "Nord Stream" [3].

Oficialmente no avanço do "mundo russo" ocupam-se: Comissão Governamental em assuntos de compatriotas além fronteiras, Associação Internacional de Professores de língua russa e literatura, Agência Federal sobre assuntos, Fundo "Mundo Russo", Igreja Ortodoxa Russa - ROC ( Russian Orthodox Church) incluindo o departamento de relações externas da igreja.

Passaremos à analise do Fundo "Mundo Russo" como a mais visível ferramenta de suporte às organizações pró-russas. A meta oficial de sua atividade é a difusão da cultura russa e apóio às ciências humanitárias. O presidente do Conselho, Viacheslav Nikonov, é designado por Putin. Ao quadro da direção e conselho tutelar, além de professores e cientistas, entram os representantes da Igreja Ortodoxa Ukrainiana, Administração do Presidente, Secretariado Geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros, diretores gerais de "médias Holding" do Rádio e Televisão da Rússia e Agência de Notícias da Rússia. Esse fundo é antes de tudo um instrumento financeiro e com seu auxílio pode-se apoiar os projetos necessários, legalmente.

O fato de que o próprio fundo foi criado em 2007 sugere que em sua base está a concepção de financiamento de revoluções de veludo através de fundos não governamentais. O principal, mas não o único parceiro do fundo na Ukraina é o Conselho de Coordenação Ukrainiana de Organizações Russas de Compatriotas, que inclui mais de 140 organizações não governamentais envolvidas na manutenção da cultura russa.

A escala de financiamento desta estrutura, dá a possibilidade de manter tal quantidade: somente do orçamento da FR, em 2009 foi alocado para o fundo 500 milhões de rublos (cerca de US$12.500.000), e considerando a participação no fundo de estruturas como "Russiam Railways", ROC, os média holding e outros, este montante é muito maior. Geograficamente atividades do fundo: de 2007-2010 foram incorporados 710 projetos, deles na Europa - 254, CIS - (Comunidade de Estados Independentes: Azerbaijão, Belarus, Armênia, Cazaquistão, Quirguistão, Moldova, Rússia, Tajiquistão, Uzbequistão) - 154, América do Norte e Sul - 35, Oriente Próximo - 20 Austrália - 6, África - 1.

ROC, em particular a sua representação na Ukraina, é um poderoso núcleo organizacional, que opera com recursos humanos e financeiros, tem acesso aos políticos e empresários de escala republicana e regional. Nos dias atuais a ROC conta com 11.790 comunidades (não incluindo as prisionais e hospitalares), 179 mosteiros, com cerca de 4.700 monges e monjas, 13 missões, 34 fraternidades, 20 escolas religiosas, onde a cada ano estudam mais de 4.000 alunos, aproximadamente 9.518 padres e 108 edições periódicas. Levando em conta a quantidade de outras organizações comunitárias russas, nós vemos um amplo alcance, o qual é sustentado não somente por especulações de temas históricos.

No exemplo da indústria petrolífera é claramente percebida a entrada de empresas russas na Ukraina nas bases perfeitamente legais. Deste modo "Kremenchug Refinaria" de 18,6 milhões de toneladas de petróleo ao ano, foi comprada pela empresa "Tatneft" ainda em 1994; Lisichanskiy Refinaria (16 milhões de toneladas por ano), no ano 2000 passou para propriedade da russa TNK; Refinaria Odessa (3,6 milhões de toneladas/ano) foi comprada em 1999 pela "Lukoil" empresa petrolífera russa e Kherson (8,7 milhões de toneladas/ano) em 2000 - NK "Aliance". Neste exemplo é completamente visível como a atual prática do desenvolvimento da corporação ajuda a realização de interesses nacionais.

Nós tópicos dedicados ao trabalho da diáspora russa, compreende-se a idéia "logística do Mundo Russo". Sua função é resguardada através de uma rede de organizações governamentais, comunitárias e de caridade. No nível estatal existe a definição legal de reconhecimento da categoria "compatriotas no exterior" que é consolidada na Lei Federal de 24.05.1999, nº 99-FZ "Sobre política estatal da FR em relação aos compatriotas no exterior".

Em 2007-2008 com o apoio da Comissão Governamental dos assuntos de compatriotas no exterior realizavam-se pesquisas e foram publicadas coleções de materiais sobre a história e o presente da diáspora russa no Cazaquistão, Uzbequistão, Turquia, Eslovaquia, Dinamarca, Alemanha, países bálticos e escandinavos. Realizavam-se regulares monitorizações das atividades da diáspora da UE, USA e da CEI. Além de estudar a situação existente, executa-se o trabalho com a publicação de jornais, que recebem recursos do orçamento do Estado e patrocinadores privados, possibilidades de ensino da língua a distância e comunicação através da internet, apoio jurídico, criação de centros russos na maioria dos países do mundo (programa "Escritórios do Mundo Russo", cujo objetivo é a organização em cada país de lugares onde se pode obter materiais sobre a Rússia, e entrar em contato com o representante autorizado.

Atrás de tais "inocentes ações culturais e espirituais da comunidade" caminha um trabalho estruturado de relações com a diáspora, seu apoio e trabalhos subsequentes direcionados para contatos com grupos políticos e empresariais dos países para influência crescente de representantes da diáspora. Por exemplo, antigo trabalhador da divisão externa do serviço secreto da KGB Aleksander Lebedev, até recentemente deputado da Duma (Parlamento russo), atualmente é proprietário de jornais britânicos Independenti Evening Standart.

"Mundo russo" - é uma concepção tecnológica, que responde às exigências de tempo e que reuniu os líderes russos do governo e culturais, com estruturas comerciais; a experiência na construção de negócios transnacionais e instalação da hegemonia geopolítica de apreciadores de buscas religiosas e metafísicas, e adeptos de decisões empresariais claras, analiticamente avaliadas. "O mundo russo" usa todos os métodos disponíveis, atuando não só em nível estatal, mas também na mídia, ensino, trabalho comunitário e empresarial.

A resposta ao "mundo russo" não está na vã tentativa de calar clones políticos, mas numa reação adequada em todas as dimensões da vida social.

[1] Rus - primeiro nome do povo da atual Ukraina, dominada no século XVIII pelos "moscovitas", nome dos atuais russos. Os moscovitas apropriaram-se do nome "Rus", modificando-o para Rússia, legitimando dessa forma o seu domínio sobre o povo da "Rus".
[2] "haletska" palavra derivada de Halychyna, região ocidental da Ukraina cujo domínio os russos conseguiram apenas com a II Guerra Mundial e onde sua influência sobre o povo ukrainiano é bem menor que na região leste e central.
[3] Nord Stream é o gasoduto recem construído no Mar Báltico que leva combustível russo de São Petersburgo à Europa Ocidental.


[clique duas vezes na figura para ampliar]

Saiba mais sobre o "Mundo Russo"
O QUE É "MUNDO RUSSO"? - “Рускій мір”?


Tradução: Oksana Kowaltschuk
Foto formatação: AOliynik

Nenhum comentário:

Postar um comentário