quinta-feira, 13 de outubro de 2011

UM EXEMPLO DE DIREITOS (DES)HUMANOS

Yulia Tymoshenko terá melhor sorte? Estão assassinando o Lutsenko !!!
O Editor.

Saúde de Lutsenko
Agência de Informações UNIAN, 01.09.2011
Annia Yashchenko
 
Após a sessão no tribunal Lutsenko teria se queixado (A esposa é protetora , ela tem o direito de participar das sessões) que ele cai, que dorme... Já em 2010 ele tinha problemas e fazia tratamento numa clínica na Alemanha com diagnóstico de pancreatite e diabetes de 2° grau. Com isto ele entrou na prisão. A esposa diz que o diagnóstico realizado na prisão, em 28.05.11 esconderam até o dia anterior à entrevista dada a este jornal. A esposa lembra como no dia 23.05.11 Lutsenko foi trazido para sessão diretamente do hospital. Após a sessão que durou 8 horas ele foi levado para prisão onde houve perda de sangue e perda de consciência. Se não fosse seu colega de câmera, teria morrido. Então chamaram especialistas, obtiveram o diagnóstico que não apresentaram. E, durante os três meses, nada de tratamento.

Em julho, a esposa soube, que a prisão sozinha pediu ao juiz para nova verificação médica. Isto assustou a esposa e através de sua insistência foram pedidos novos exames com os especialistas que examinaram Lutsenko em maio e o diagnóstico foi cirrose de figado com hipertensão portal e varizes nas veias do esôfago. Os prejuízos na saúde de Lutsenko, em três meses aumentaram muito.

Assim que a esposa e advogados souberam da cirrose pediram ao juiz que permitisse a Lutsenko fazer o tratamento em clínica especializada e com médicos especializados. O juiz permitiu o tratamento somente na prisão.

Os defensores mostraram o documento com a relação de doenças, do Departamento da Ukraina para Execução de Sentenças com o Ministério da Saúde, que possibilita a libertação de presos para receber o tratamento. Particularmente os doentes com doenças do sisema digestivo e cirrose hepática não podem permanecer na prisão.

"O governo deliberadamente esconde da sociedade, da própria família e do próprio Lutsenko a gravidade de sua doença. Ele não está sendo tratado. Eles decidiram simplesmente destruí-lo", - diz Iryna Lutsenko. "É conveniente para todos: não vai ser necessário anunciar o veredicto, não será preciso libertá-lo, a pessoa simplesmente morrerá em silêncio... O governo conscientemente está destruindo meu esposo não lhe dando assistência médica".

O advogado Oleksii Bahanets apresenta a triste estatística: de acordo com os dados oficiais, em 2010 morreram nas prisões 739 pessoas. [Eis como funciona a "democracia" na Ucrânia de Yanukovich. AO]
Na falta de tratamento adequado haverá progressão da cirose hepática com a sua descompensação, sangramento e transformação em câncer. Este é o diagnóstico dos especialistas do Ministério da Saúde.

- Temos um intervalo de vinte dias. Enquanto vocês descansam na praia (claro, não dispensam Lutsenko porque o governo não quer) permitam que aproveitemos estes dias para exames e tratamento, pede Hrymchak aos juízes, lembrando que o pedido oficial de intervalo de 3 semanas foi motivado com a necessidade de proporcionar tratamento ao acusado.

O advogado Ihor Fomin salientou que a defesa não pediu pela libertação de Lutsenko, - "apenas queremos garantir-lhe o necessário tratamento que não pode ser dado em câmera prisional. Ele nem sequer está na divisão médica da prisão".

"Hoje, como político eu posso dizer que o nosso governo, encabeçado por Viktor Yanukovych conduz a situação, desculpe senhora Iryna, de maneira que Lutsenko não viva até a decisão final sobre seu aprisionamento," - completou Hrymchak.

O principal responsável pelo Departamento de Nutrição do Ministério da Saúde também declarou que na prisão a saúde do Lutsenko somente se acentuará.

O médico Oleh Shvets, que examinou Lutsenko em maio e também alguns dias atrás, nos disse que a doença progrediu muito. E para não haver complicações o tratamento deveria ser feito em em hospital com cuidados de gastroenterologista. "Nós demos as necessárias orientações aos responsáveis na prisão. Não sabemos se eles seguiram as orientações dadas, mas Lutsenko não foi transferido para hospital como recomendamos. É muito perigoso não receber o tratamento adequado, a doença vai progredir" - concluiu o médico.

Tradução: Oksana Kowaltschuk
Foto formatação: AOliynik
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário