terça-feira, 30 de outubro de 2012

ELEIÇÕES NA UCRÂNIA

Algumas análises das eleições parlamentares na Ukraina realizadas em 28.10.2012
Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana, 29.10.2012

OSCE - análise do período pré-eleitoral

OSCE (Organização para Segurança e Cooperação na Europa): Estas eleições - um passo para trás em comparação com as anteriores. Isto foi afirmado pela vice-presidente da Associação Parlamentar da OSCE Valburha Habsburgo Douglas.
"Em nossa declaração conjunta, podemos dizer que as eleições foram caracterizadas por falta de condições para os participantes das eleições, abuso de recursos administrativos, falta de equilíbrio nos esclarecimentos na mídia" - disse ela.
O processo de votação e contagem de votos em geral avalia-se positivamente; o processo de atribuição de votos "avaliação negativa devido a falta de transparência".
"Eu considero que os eleitores não devem ser expostos a perseguição de seus empregadores ou do governo," - disse ela.
"E para ouvir o que os líderes políticos do país querem dizer, absolutamente não é necessário ir à cadeia. E vocês sabem que eu tive que fazer isso. Eu visitei o Sr. Lutsenko na prisão Nº 91, - acrescentou, referindo-se à prisão de Tymoshenko e Lutsenko.
Ela também criticou o fato de que foram "excluídos centenas de candidatos, por várias razões", e que não puderam participar Tymoshenko e Lutsenko.
"Devido ao abuso de poder e excessivamente grande papel desempenhado pelo poder econômico, parece, que o processo democrático começou ir pelo caminho de volta, na Ukraina", - disse Douglas.


Rresentante da OSCE observou "oligarquizãção" do processo eleitoral na Ukraina

Tyzhden (Semana), 29.09.2012

Andreas Gross, chefe da delegação de observadores da Assembléia Parlamentar do Conselho da Europa acusou as autoridades ukrainianas de "oligarquizar" todo o processo eleitoral.
Os ukrainianos mereciam mais a partir das eleições passadas. "Oligarquização" de todo processo significa que os cidadãos perderam a capacidade de gerenciar eleições, e perderam a fé em si mesmos", declarou Gross.
O impacto significativo dos oligarcas é tendência negativa. Eles, realmente retiram do Parlamento o direito de representar os interesses de toda nação, o que é significativamente maior que a soma de interesses privados", - considera o observador europeu.
"Estas eleições não levaram à realização do potencial democrático que tem a sociedade ukrainiana. Nós acreditamos que o povo merece mais do que essa distorção de sua vontade", - frisou.
Por sua vezz, o presidentee da missão de observadores de institutos democráticos e direitos da pessoa Audrey Glover observou que "a ausência de resposta adequada do governo para várias violações durante as eleições levou à criação de um clima de impunidade e lançou sombra sobre as eleições e progresso da democracia, que até agora Ukraina demonstrava".


Os candidatos não tinham igualdade de oportunidades

Tyzhden (Semana), 29.10.2012

Chefe da missão de observadores do Parlamento Europeu: os candidatos não tinham igualdade de oportunidades. "A missão de observadores do Parlamento Europeu está preocupada com a ausência de transparência no financiamento dos partidos políticos na Ukraina", - disse o chefe da missão Pavel Kowal.
"O Parlamento Europeu expressa muitas críticas em relação a esta campanha eleitoral. Referindo-nos ao povo ukrainiano em nome do Parlamento Europeu, gostaríamos de dizer que temos o compromisso para falar sobre todos os problemas que ocorreram durante a campanha eleitoral," - disse ele.
Quanto a campanha eleitoral, podemos dizer que ela era ativa, mas não foi dada oportunidade aos candidatos para transmitir sua mensagem aos eleitores e competir entre si em pé de igualdade", - disse ele.,
"Infelizmente, o processo eleitoral foi marcado por uma série de inconveniências, principalmente a detenção de dois cabeças da oposição ukrainiana e a falta de transparência no financiamento dos partidos políticos."
Mas, Kowal salientou que ficou feliz com o comportamento dos cidadãos ukrainianos durante as eleições. "O aspecto positivo é o comportamento dos cidadãos ukrainianos no dia das eleições. Isso mostra o desejo de pertencer à família de países democráticos europeus", - disse ele.


Há sérias dúvidas sobre a honestidade das eleições ukrainianas.

Tyzhden (Semana), 29.10.2012

Os observadores internacionais observam: o julgamento polêmico e prisão da ex-primeira-ministra Yulia Tymoshenko, o principal adversário político do atual presidente Yanukovych, e de Yurii Lutsenko, afetou o clima eleitoral. Esses eventos põem em dúvida a justiça do processo democrático na Ukraina. Também não houve possibilidade de conduzir a campanha em iguais condições, especialmente nos meios de comunicação. A televisão demonstrou um viés claro em favor do governo. Repetidamente discutiu-se o uso de recursos administrativos pelo Partido das Regiões que usou de pressão sobre funcionários públicos e empresas estatais e, também, situações em que o projeto financiado pelo estado apresentava-se à comunidade e eleitores como mérito do partido no poder. A falta de regras eficazes e transparentes no financiamento da campanha ofereceu benefícios adicionais às pessoas próximas ao poder. A introdução do único mandato nos circuitos eleitorais teve impacto negativo sobre eleições, dada a situação política e a experiência especial do país, apesar da nova lei eleitoral refletir o consenso dos principais jogadores políticos.
Quanto à Comissão Central da Eleição, o número de defeitos afetou preparativos. A formação das seções e circuitos eleitorais pelo sorteio resultou em uma representação desequilibrada dos principais partidos políticos. Os resultados dos sorteios constituíram a principal fonte de queixas oficiais. O abuso substancial de pessoas com autoridade e sua posição priveligiada afetou significativamente a integridade de todo processo eleitoral.

A Missão Internacional Civil de acompanhamento das eleições na Ukraina une observadores de organizações não-governamentais da Polônia (Stefan Batory Foundation), Alemanha (European Exchange) e Lituânia (Centro de Estudos do Leste Europeu). A Missão opera sob o patrocínio de Alexander Kwasniewski e Markus Meckel.


Yanukovych usou todos os truques para alcançar a vitória do Partido das Regiões

Tyzhden (Semana(, 30.10.2012

O presidente da Comissão dos Assuntos Externos do Parlamento Europeu Elmar Brok denuncia: "O aparelho autoritário do presidente Viktor Yanukovych aproveitou todos e quaisquer truques para trazer à frente seu partido pró-Rússia". "Dada a evidência de fraude eleitoral não há razões para ratificação do acordo com a União Européia". "Na Ukraina agora tudo caminha para "putinização do país. A "família" Yanukovych, abertamentee com seus aliados oligarcas, quer "levar o país para o cativeiro," - observou.

Tradução: Oksana Kowaltschuk


Nenhum comentário:

Postar um comentário