quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Revista Ucraniana denuncia perseguição política

Declaração da redação da "Semana Ukrainiana" sobre perseguição após a realização do Forum Mundial do Jornalismo

Tyzhden (Semana), 27.09.2012

O semário "Semana Ukrainiana" informa o público ukrainiano e internacional sobre a perseguição ao jornal após a realização do Fórum Mundial de Jornalismo em Kyiv.

 

"Semana Ukrainiana", publicada pela empresa austríaca ECEM Media HmbH desde 2007, é uma das poucas revistas no mercado da mídia nacional que se orienta em padrões europeus. Tendo a sua própria posição distinta sobre os eventos que ocorrem no país, os editores nunca se submeteram a influência externa e não publicavam materiais encomendados, o que, infelizmente, é prática da maioria da Mídia ukrainiana. Em maio "Semana Ukraniana" ganhou o prêmio Gerd Butseriusa "Free Pres of Eastern Europe 2012", que desde 2000 premia anualmente a fundação alemã "Zeit-Stiftung", em cooperação com o fundo norueguês "Fritt Ord" ("Palavra livre") - "pela imparcialidade, profissionalismo, qualidade , atividade social e coragem". A publicaçãoo sobressai sucessivamente pela real integração européia e mudanças irreversíveis em nossa sociedade, comunidade empresarial e gestão do setor público, o que abriria o caminho para a transformação da Ukraina em uma democracia européia atual, e sempre criticou veementemente várias forças políticas pró-governamentais e de oposição, organizações cujas atividades não são favoráveis ou interferem com transformações apropriadas, profanando-as.
 A pressão sobre a "Semana Ukrainiana" do lado das autoridades e da monopolista mídia de mercado sempre existiu, embora se manifestasse de diferentes formas. Mas a partir do início de setembro, ela adquiriu uma nova qualidade, que consiste em firme extrusão da revista do mercado na forma de bloquear seu acesso aos leitores. Especialmente isto se tornou evidente após as publicações críticas marcando o Fórum Mundial de Jornalismo em Kyiv, que aconteceu no início de setembro deste ano. O artigo discutia os problemas da monopolização da mídia impressa e relações com as manipulações, que distorcem o espaço midiático, fazem o funcionamento dos mecanismos de mercado impossível. Como consequência, suas condições ditam as grandes mídia-holding geralmente de oligarcas pátrios que não são participantes auto-suficientes no mercado, mas apenas pequenas unidades de seus impérios de negócios. No entanto, como no ambiente de negócios da mídia, que a priori não são lucrativos, a "mídia de bolso" funciona com a função manipuladora da opinião pública. Ao mesmo tempo, enquanto nas condições ukrainianas a mídia-negócio é, a priori, não lucrativa, a "mídia de bolso" desempenha, principalmente, a função manipuladora da opinião pública. Particularmente, em um país com absoluta maioria da população de língua ukrainiana elas impõem condições discriminatórias para o funcionamento dos meios de comunicação, que são publicados em ukrainiano, o que levou à destruição real do segmento de publicações por ela impressas.
 Exatamente depois dessas publicações, a gestão da empresa estatal "Aeroporto Internacional "Boryspil" proibiu a distribuição em seu território da "Semana Ukrainiana" e nossa versão em inglês "The Ukrainian Week" em geral. Sobre isso nos informou a agência de publicidade, através da qual colocávamos nossa revista no aeroporo. Os "funcionários" do Aeroporto Internacional de "Boryspil" foram forçados a retirar a "Semana Ukrainiana" das vitrines de artes gráficas, devido a impressão na revista de materiais contra o atual governo. Devido ao fato de que a remoção já se realizou pela segunda vez, a gestão do aeroporto proibiu a exibição da "Semana Ukrainiana". Desta maneira, a revista perdeu o acesso a importantes leitores.
 Além disso, aconteceu o bloqueio de exemplares restantes da nossa revista do lado da mídia-holding UMNGroup (presidente Boris Lozhkin), o maior jogador no mercado ukrainiano de publicações impressas, que pretende na sua monopolização. Algumas redes de distribuição, associadas com a UMNGroup, particularmente Ltda "Imprensa Especializada" (Kyiv), "Sua Imprensa" (Kharkiv), sem explicações recusaram-se da implementação da "Semana Ukrainiana", apesar dos contratos assinados. Foi exatamente o presidente do UMNGroup o idealizador da realização do Fórum Mundial do Jornalismo em Kyiv no formato de clareamento do regime de Yanukovych aos olhos da comunidade mundial.
Consequentemente, o governo nos restringe o acesso ao leitor, atuando diretamente, e através de "amigáveis" estruturas da mídia.
Numa situação em que no país está ausente o mercado publicitário normal, em um contexto onde "Semana Ukrainiana" por princípio, se recusa de publicações patrocinadas e a principal fonte de sua receita é dinheiro recebido com a venda de cópias, a situação com o artificial bloqueio de acesso aos leitores pode infligir um duro golpe para revista. Portanto, nós consideramos essas ações como uma tentativa do governo para forçar o investidor estrangeiro a se recusar da publicação da "Semana Ukrainiana".
Direção da "Semana Ukrainiana"
 
Tradução: Oksana Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário