domingo, 28 de outubro de 2012

OS MILAGRES EMPRESARIAIS UCRANIANOS

"Família" vai ao mundo
Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 11.10.2012
Serhii Shcherbyna

No final de agosto, a revista "Korespondent" publicou sua versão do ranking das pessoas mais influentes da Ukraina. A lista já era previsível, liderada pelo presidente Viktor Yanukovych. E em quarto lugar seu filho mais velho Oleksandr.
Verdade, Oleksandr Yanukovych, dentista por formação, tem um impacto impressionante sobre o processo na Ukraina. Seus negócios crescem num rítmo frenético - apenas o "Banco de Desenvolvimento da Ukraina" aumentou 13 vezes.
 Ao filho presidencial pertence a proporção substancial da empresa de vinhos e champanhe "Artemivsk", empresa em Donetsk. E isto é apenas formalmente... Mas extra-oficialmente "temas família" estão em quase todas as áreas. O exemplo mais notável - a maior empresa de transitários "Lemtrans". Conforme estabelecido pela "Verdade Ukrainiana", empresa com enormes lucros é controlada pelas estruturas de Rinat Akhmetov e do Myzhyhiria.
O caso "Lemtrans" é indicativo também porque permite uma importante conclusão: a família Yanukovych e Rinat Akhmetov não são apenas amigos, mas parceiros próximos.
 No entanto, até esta altura, a "família" era um fenômeno puramente doméstico. Rinat Akhmetov já a um bom tempo tem ativos no exterior, os negócios de Oleksandr Yanukovych realizavam-se apenas na Ukraina.
A "Verdade Ukrainiana" descobriu uma série de fatos que indicam a saída da "família" ao nível global. A "família" é conduzida pela mão de Akhmetov. Assim, no final do ano passado, Oleksandr Yanukovych registrou na Europa Ocidental duas empresas que são atendidas por velhos parceiros da pessoa mais rica do país.
Vale a pena observar um ponto importante - essas empresas importantes aparecem imediatamente após a condenação de Yulia Tymoshenko. Isto é, no momento em que o mundo começou a analisar seriamente as ações das autoridades ukrainianas e a palavra "sanções" foi ouvida frequentemente.
Apesar disso, já a um ano essas empresas existem e, obviamente, cumprem sua missão. É sobre isso que vamos falar.
Swiss "Mako"Em 14.10.2011, em Genebra foi criada uma nova empresa com o nome imperceptível para Suiça - MAKO Trading SA. De acordo com o Diário Oficial de Comércio, suiço, sua atividade foi definida como mediação comercial e comércio, particularmente em energia. No início foram emitidas 100 ações nominais de mil francos. No entanto, em 2012 houve uma edição adicional, aumentando o capital social para 9,2 milhões de francos. De acordo com a taxa de NBU (Banco Nacional da Ukraina) - isto é mais de 72 milhões de UAH (1.122.000 USD)
A empresa está registrada na "rue de Moillebeau, 56, em Genebra. Este é um edifício enorme de muitos andares, no qual estão os escritórios diplomáticos. Por exemplo: Etiópia, Paquistão, Emirados Árabes, e outros.
Chamou-nos atenção o nome da empresa suiça - MAKO Trading S.A. Ele é consonante com o nome de um dos principais ativos do filho do presidente Oleksandr Yanukovych - "MAKO Holding".
É sabido que a empresa "MAKO" dedica-se à construção e investimentos imobiliários e, particularmente, possui um bom número de imóveis no centro de Donetsk.

Menos de dois meses após o estabelecimento da MAKO Trading S.A., em Genebra, foi criada em Donetsk uma empresa com o mesmo nome - LLC "MAKO - Trading" (LLC = Companhia Limitada). E sua atividade principal está em conformidade com a empresa suiça - comércio atacadista de combustíveis sólidos, líquidos e gasosos, e produtos similares. Os fundadores da LLC "MAKO Trading" de Donetsk são Oleksandr V. Yanukovych e sua "MAKO Holding".
Exatamente com o quê negocia "MAKO"? Na internet há uma menção sobre a conferência "Coltrans Suiça", realizada em 1-2 de março no Grand Hotel Kempinski, em Genebra. Lá discutiram os preços do carvão e comercialização na Europa.
Entre as atividades da conferência foi declarado que a empresa comercial "MAKO" é exportadora do carvão e antracito da Ukraina.
Oleksandr Yanukovych pessoalmente envolveu-se na exportaçãoo do carvão da Ukraina mas, infelizmente, não foi possível saber quem é´o proprietário oficial suiço da "MAKO Trading S.A. A empresa aproveitou o mecanismo já desaconselhado pelas organizações globais de combate à corrupção e "lavagem" de dinheiro, e lançou as ações ao portador.
Mas, muito descobrir sobre a empresa foi possível. Afinal, a empresa tem gestão.
Pessoas de AkhmetovDe acordo com o Diário Oficial Suiço do Comércio, o secretário da "MAKO" Trading S.A. é uma mulher chamada Ludmila Koroleva e seu principal local de trabalho - Swiss empresa de consultoria Audiconsult S.A. Ela nasceu em 1974 em Genebra e é especialista em direito fiscal. Sua responsabilidade inclui a criação e gestão da empresa.
O mais interessante é que o presidente da MAKO Trading S.A. é um cidadão dos EUA Felix Blitshteyn. Esta pessoa consta até dos jornais ukrainianos. Anteriormente ele foi presidentee do conhecido Leman Commodities S.A. Companhia fundada em 1997, com volume de negócios de vários bilhões de dólares. Em 2005, 100% de suas ações foram adquiridas pelo grupo CKM (System Capital Management, SCM) de Rinat Akhmetov. Esta empresa, desde 2007 passou a chamar-se Metinvest International S.A. e é responsável pela venda de metal, produzido por Akhmetov, no mundo todo. Atualmente esta empresa é dirigida por Marian Maximovich. Curiosamente, um membro do Conselho da Metinvest International S.A. é o suiço Josef Ridveh que é fundador da Audioconsult S.A., cuja funcionária é a secretária da "MAKO".
Voltemos a Ukraina. A "MAKO - Trading" de Donetsk, fundada por Oleksandr Yanukovych para comércio de combustíveis, também tem o dirigente Konstiantyn Kokarev. Esta pessoa também nos levará a Akhmetov. No sistema de divulgação do mercado de ações há a informação de que Kokarev não é uma pessoa estranha à indústria de carvão. Sua carreira ele começou como carvoeiro em Donetsk. Depois trabalhou na ZAT "ARS" (ZAT - Companhia Acionária Fechada) que é controlada pelo deputado-regional Serhii Kyi, próximo a Akhmetov. Kokarev chegou a posição nos conselhos de supervisão de duas empresas de coque - VAT "Donetskkoks" (VAT - Companhia Acionária Aberta) e VAT "Zaporizhkoks". Ambas empresas estão na área de influência de Akhmetov. Por exemplo, agora o maior acionista do "Zaporizhkoks" é a companhia holandesa Metinvest B.V. E como se viu, na Holanda também apareceu a "MAKO".
 
"MAKO" holandesa
Metinvest B.V. é a empresa mãe de todo o império metalúrgico de Rinat Akhmetov. 71% das ações pertencem ao grupo SKM (System Capital Management), e 23% - "Holding Smart" a Vadym Novynskyi". Esta empresa holandesa de Akhmetov está registrada em Haia, Alexanderstraat 23, 2514 JM. Lá também encontra-se a companhia de gestão da "Metinvest" - ITPS (Holanda) B.V. (empresa jurídica que trabalha com otimização fiscal). Por que isso é importante? A "Verdade Ukrainiana" tem documentos que mostram que, neste mesmo endereço, em 27.10.2011 foi registrada a empresa MAKO Holding B.V.
Como no caso suiço, seu nome coincide com o ukrainiano PrAT "MAKO Holding (PrAT - Sociedade Acionária Privada) 100% das ações pertencem a Oleksandr Yanukovych. A seguir - ainda mais interessante. O MAKO holandês registrou a empresa suiça Life AG da cidade Zarnen, cujo diretor é. . . Felix Blitshteyn. Aquele mesmo Blitshteyn que dirige a MAKO suiça e antes era representante da empresa de corretagem do metal de Akhmetov na bolsa de valores. Além disso, Blitshteyn foi oficialmente nomeado segundo diretor da segunda MAKO Holding B.V. E primeiro diretor dessa empresa tornou-se . . . ITPS (Holanda) B.V., que opera "Metinvest" Akhmetov - Novinsky.
Infelizmente, não conseguimos descobrir qual é o objetivoo oficial da criação da MAKO de Haia. No entanto, uma idéia, para quê são necessárias as companhias na Holanda vão nos ajudar os juristas que dirigem a empresa de Akhmetov e "MAKO"
Para quê?
O site da ITPS (Holanda B.V. informa que a missão de advogados holandeses é a prestação de serviços na área de planejamento fiscal internacional e estruturas projetadas para otimização do imposto de renda. E até pode ser encontrado o portfólio de produtos ITPS do planejamento tributário na Holanda. À Ukraina há um slide, que explica porque às empresas ukrainianas não é vantajoso trabalhar diretamente com as empresas do offshore das ilhas Virgens Britânicas. Os advogados holandeses argumentam que, desta forma, terão que ser pagos impressionantes impostos percentuais e propõem o esquema de trabalho da companhia holandesa - de Chipre - das Ilhas Virgens. Então não haverá pagamento de imposto.
Em geral eles estão certos. Afinal, desde 1996, Ukraina e Holanda têm a convenção que evita dupla tributação. Há um acordo semelhante entre Ukraina e Suiça. Assim, as grandes empresas têm inúmeras oportunidades para evitar o pagamento de impostos.
A "Verdade Ukrainiana" dirigiu-se ao serviço de imprensa do "MAKO" ukrainiano com o pedido de confirmar se Oleksandr Yanukovych é relacionado com o "MAKO" holandês e o suiço. Recebemos a seguinte resposta:
"As empresas MAKO Holding B.V. e MAKO Trading S.A. criadas por iniciativa de Oleksandr V. Yanukovych são de sua propriedade.
A empresa MAKO Holding B.V. foi criada para encontrar e explorar novas tecnologias de nível europeu, estabelecimentos de vínculos com parceiros europeus e criação de novas indústrias na Ukraina com base na mais moderna tecnologia atual, com investimentos estrangeiros.
A empresa MAKO Trading S.A. foi formada para encontrar novas oportunidades de vendas no mercado europeu de produtos produzidos na Ukraina.
Atualmente as empresas não tem propriedade na Ukraina".
 
Nos meios de comunicação ukrainianos regularmente aparecem informações sobre somas de bilhões de propostas estatais de carvão. Essas propostas regularmente ganham as empresas que, de um ou outro modo estão ligadas à "família".
Mas, até agora não houve nenhuma informação oficial sobre os negócios de Oleksandr Yanukovych associados à venda de carvão. Agora ele administra uma empresa especializada.
Há um outro aspecto. Enquanto o fisco estatal encabeçado pelos "amigos da família" assiduamente implanta o slogan "pague impostos e durma tranquilamente", a própria "família" utiliza os serviços de advogados que ajudam evitar o pagamento dos mesmos.
E esses padrões são criados por pessoas que têm longa e frutífera cooperação com o homem mais rico do país. O que completamente evidencia o pensamento persuasivo "Viktor Yanukovych e Rinat Akhmetov - é a mesma coisa.
Tradução: Oksana Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário