terça-feira, 23 de outubro de 2012

NOTÍCIAS DE LUTSENKO e INVASÃO DE PRIVACIDADE DE TYMOSHENKO

Notícias sobre Lutsenko
Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana)

11.10.12: Lutsenko, segundo a penitenciária, foi examinado no hospital de Chernihov. De acordo com os resultados preliminares, doenças que exigiriam internação não foram identificadas. A esposa Iryna, anteriormente, referiu-se ao agravamento da saúde do ex-ministro.
À noite. ela falou ao telefone com seu marido, e ele nada sabia sobre a realização de seus exames médicos no hospital de Chernihov.
Lutsenko está necessitando tratamento hospitalar. Suas doenças exigem sérios exames e tratamento.

"Como já noticiado, os especialistas do MOZ (Ministério da Saúde da Ukraina), de acordo com os exames durante a permanência na prisão de Kyiv, diagnosticaram cirrose do fígado (criptogênica, estágio A e sintomas de hipertensão portal), varizes no esôfago, fígado gorduroso, erosão hemorrágica associada a gastrite, doença diverticular e intestino sigmóide. Além disso foi diagnosticada hepatite viral "TTV", complicações na forma de lesão hepática crônica e uma série de doenças graves", segundo os advogados.

"Eu não estou surpresa com a mentira da vez sobre o "estado de saúde satisfatório de meu espôso", diz Iryna, porquanto estou certa do contrário - exames médicos não foram realizados. Tudo resumiu-se a uma "excursão" ao hospital de Chernihov" - disse Iryna.

15.10.12: Iryna Lutsenko, numa conferência à imprensa declarou que seu marido teve agravamento da doença mas não recebe medicamentos, nem mesmo para a diminuição das dores, e ainda é obrigado a trabalhar. Se o médico o dispensa do trabalhoo, ele não anota na ficha do prisioneiro, então este recebe reprimenda, o que o prejudicará na obtenção da liberdade condicional. No hospital de Chernihov Lutsenko não concordou com a punção do fígado porque não seria internado no hospital e, voltar à colônia seria perigoso. Iryna pensa que os médicos estão sendo pressionados, porque o diagnóstico sobre a saúde apareceu apenas após três dias e o tratamento prescrito é apenas medicamentoso.

18.10.12: Lutsenko, sobre a escolha do dia 28 de outubro: imperfeição ou máfia. A escolha não é entre os partidos, a escolha é entre a democracia imperfeita e a máfia consumada. "A democracia pode e deve ser criticada. Ela pode, até mesmo ser dispensada. A máfia deve ser vencida. Esta é única meta destas eleições, e que, de fato, pode ser alcançada. Votar no Partido das Regiões e seus satélites do Partido Comunista significa continuação do banditismo no país, saqueamento do orçamento do Estado e entrega de interesses nacionais. Somente aquele que, no dia 28 de outubro votar contra a máfia, tem direito esperar por uma vida melhor! - concluiu Lutsenko.

19.10.12: A esposa de Yurii Lutsenko diz que o serviço penal mentiu ao embaixador dos EUA ao negar-lhe um encontro com Lutsenko.
"Na semana passada um funcionário da Embaixada dos EUA dirigiu-se a mim dizendo que o Serviço Penitenciário voltou a negar uma reunião com Lutsenko, dizendo que Lutsenko já havia esgotado o limite de visitas de curta duração no mês de outubro. Mas, na verdade, Lutsenko ainda não teve nenhum encontro". Iryna também disse que a condição de seu marido é "ruím-estável". "Ele foi submetido a alguns exames, confirmaram que há problemas sérios com o pâncreas, o fígado aumenta, úlceras e erosões permanecem. Disseram que "vivo, saudável" e pode continuar na colônia penal (é uma expressão usada pelos ukrainianos no bom sentido, mas aqui ela foi usada com ironia - OK).


Notícias sobre Tymoshenko

Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana)

14.10.12: Os médicos alemães da Clínica "Charité" Carl Lutz Aynkhoypl, Harms e Annete Raysshauer visitaram Tymoshenko.
Segundo o médico Aynkhoypl, as visitas de parentes, amigos, advogados e representantes de delegações internacionais auxiliam na melhoria do tratamento. O estresse da paciente é devido ao medo de estar implicada em novos processos, onde serão apresentadas novas infundadas alegações.

15.10.12: A questão da UES (Sistemas de Energia Unificada da Ukraina) e Tymoshenko foi adiada para 13 de novembro. Tymoshenko tem se recusado a comparecer perante o tribunal. Já seu advogado quer a suspensão do processo até a completa recuperação da Tymoshenko, de acordo com o pronunciamento médico neste sentido.

16.10.2012: Difundiram um vídeo da câmara da Tymoshenko. Na internet apareceu um vídeo montado com cenas das câmeras de observação, no qual movimenta-se uma mulher parecida com Tymoshenko. A mulher anda com um andador, ou sem, ou sentada à mesa, nem sempre apoiando-se no encosto da cadeira e com touca de banho na cabeça. Também ela executa exercícios físicos deitada na cama.
O partido "Pátria" declarou que Yanukovych ultrapassou as normas da moral. Para advogado Vlasenko a essência desta provocação está no intento simples dos seguidores ukrainianos de Goebbels: montar quadros reais e deliberados, misturar a mentira com a verdade. "Ao mesmo tempo surge uma pergunta legítima à direção penitenciária: de onde surgiram as filmagens da câmara hospitalar, porque de acordo com a sua declaração não haveria registros no hospital, principalmente durante a ação terapêutica?" - questionam os partidários da Tymoshenko.

A resposta é simples: a nós, e a toda sociedade, mais uma vez mentiram. Chamamos a atenção da comunidade democrática internacional para a vigilancia inadmissível durante 24 horas a Tymoshenko, imoralidade e ilegalidade de tais ações. As câmeras estão instaladas não somente na ala hospitalar, mas também no banheiro e no chuveiro, e as imagens publicam-se na internet e TV" - diz o comunicado.

19.10.12: Yulia Tymoshenko pede para parar o tratamento e transferi-la para colônia. Ela recusa-se ao tratamento sob vigilância constante e confirma a autenticidade do último vídeo postado na internet. "Eu comunico, que recuso-me de tal "tratamento" sob as câmeras de vídeo para transmissão na internet e na TV, que mais parece na permanência com torturas do Gulag. Nestas condições não curam, mutilam", disse ela.
"Eu exijo devolver-me à colônia na condição que estou. Vou tratar-me em liberdade, quando os Senhores não poderão espiar-me pelo buraco da fechadura", - acrescentou ela.
"Uma boa parte de consultas médicas, que tem lugar na sala de tratamento, requer completa remoção de roupas, e as câmeras fixaram isso, e continuam fixando. Numa sala especial, junto à minha câmara estão colocados os monitores dos vídeos de observação, os quais são operados exclusivamente por oficiais do sexo masculino, que trabalham na colônia.

Tymoshenko disse, que os trabalhadores da colônia, após a publicação das filmagens na TV deram-lhe a localização do plano exato de todas as câmeras: três das quais estão instaladas na sala de reuniões confidenciais com os defensores, duas na cabine do chuveiro e uma sobre cada vaso sanitário".

Ela acusou o presidente Yanukovych pela instalação das câmeras, instaladas por sua instrução pessoal, e informação delas Yanukovych recebe pessoalmente, quase que todos os dias.

"O que vós fazeis com esses filmes? Vedes sozinho ou em alegre companhia? Talvez, vós recebeis, da observação do oponente político-mulher nua, mais auto-confiança em si e suas oportunidades políticas?" - perguntou Tymoshenko.

"Possivelmente vós desfrutais de tão específico poder sobre o seu adversário político e vós sentis, graças a isso, mais forte e mais bem sucedido?" acrescentou.

"Se a todas estas perguntas vós respondestes positivamente, então Viktor Yanukovych, - vós necessitais, imediatamente e anonimamente tratar-vos, porque isto pode passar a um estágio crônico" - disse Tymoshenko.

A autenticidade deste vídeo Tymoshenko confirmou em sua carta.
 
Tradução: Oksana Kowaltschuk
Video formatação: AOliynik
Fonte das imagens: YouTube
 
A INVASÃO DE PRIVACIDADE
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário