sábado, 6 de outubro de 2012

YANUKOVYCH SUPERA PUTIN

Presidente da OSCE: Ukraina de Yanukovych é pior que Rússia de Putin.
Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 27.09.2012

Ukraina demonstra regressão na democracia e os preparativos para eleições parlamentares são preocupantes. "Eu tenho uma pequena surpresa. Ukraina, de acordo com as tendências no desenvolvimento democrático aparenta estar pior que Rússia. Primeiramente porque vocês não tem manifestações", declarou ele.

Gross observou, que desde dezembro do ano passado na Rússia os protestos tornaram-se indicador do despertar da sociedade cívil, e agora, lá pode-se observar muitas tendências positivas, enquanto que na Ukraina não.

"Na Ukraina há um regresso no estado da democracia, na Rússia há um certo progresso. Na minha opinião pessoal Yanukovych hoje não segue Putin, mas esforça-se por construir seu próprio clã - "Família" - e canalizar toda política ukrainiana. Isto é muito pior".

Segundo suas palavras, a situação com os meios de comunicação na Ukraina é catastrófica e simboliza que o Estado está se movendo na direção errada.

"Hoje eu vejo muitas semelhanças com a situação dos tempos do presidente Kuchma, em particular a questão da opressão da liberdade de expressão. Depois da revolução muitos consideravam que a liberdade da palavra era impossível limitar, mas hoje, ela está realmente destruída", - disse o chefe da delegação.

Os fatos mais marcantes são as numerosas compras de novidades na mídia, especialmente na televisão. Todos os canais privados, exceto TVi (que está rapidamente perdendo o seu público devido ao corte de acesso à sua audiência), pertencem a oligarcas que determinam o nível de audiência na mídia. Vocês não tem nenhum pluralismo no espaço rádio-televisivo. Isso prejudica as bases do jornalismo profissional e e, de fato o seu fim", - disse Gross.

Gross sublinhou que a sociedade ukrainiana não tem alternativa real na política. A maioria das pessoas se sente impotente e cria a noção de que a política é totalmente abastecida com dinheiro. Forma-se a impressão que os partidos ukrainianos lutam exclusivamente pelo desejo egoista de conseguir o poder, e não pelo interesse público. Não tem nenhum diálogo construtivo. As forças políticas não ouvem uma a outra. O governo ignora a oposição, a oposição - o governo. Tudo nos tons preto-branco, mas a política não pode ser apenas isto", - declarou ele.

A preocupação do representante da OSCE também causou estranhesa na formação das comissões eleitorais.

A formação e a composição das comissões eleitorais na Ukraina, na minha opinião, - é uma farsa completa. Principalmente por causa de sua total unilateralidade. A principal condição de funcionamento das comissões eleitorais em todos os seus níveis - das seçoes à central - seleção de pessoas que devem desempenhar como árbitros e não como jogadores. Na sua situação há muitos jogadores que favorecem uma equipe", - disse Gross.
 
 
Tradução: Oksana Kowaltschuk
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário