segunda-feira, 18 de novembro de 2013

CANADÁ RECONHECE O HOLODOMOR UCRANIANO

SEMANA HOLODOMOR - 80 ANOS

Nesta semana promoveremos uma série de reportagens para homenagear as vítimas do maior carniceiro russo de todos os tempos. O tempo: 1932-1933. Tanto os ucranianos quanto a humanidade não podem jamais esquecer estas data quando foi cometido um dos maiores genocídios da história humana contra uma única nação: 7 milhões !

O Cossaco
 
Através da fome queriam destruir a identidade nacional

Premier Canadense
Em 24.11.2012

O primeiro-ministro Stephen Harper em seu discurso por ocasião do 79º aniversário do Holodomor exortou todos os canadenses para honrar a memória de milhões de ukrainianos mortos pelo bárbaro regime comunista dirigido por Stalin.

Isto é afirmado no comunicado divulgado no site do Primeiro - Ministro do Canadá.

"Este sábado eu convido todos os canadenses para honrar a memória de milhões de homens, mulheres e crianças - principalmente, trata-se de ukrainianos, mas também casaques e russos - que morreram durante a fome-genocídio de 1932-1933, perpetrado pelo bárbaro regime comunista de Joseph Stalin", - diz o chefe do governo canadense. Harper explica: "Enviando líderes políticos, religiosos e cientistas aos campos de concentração, privando impiedosamente famílias inocentes dos produtos agrícolas e da pecuária necessários para sobrevivência, os "soviéticos" aspiravam destruir a consciência nacional ukrainiana."

"Mas o espírito da nação ukrainiana é invencível. Seus filhos e filhas sobreviveram durante estes e outros tempos sombrios para levantar-se e derrubar os grilhões soviéticos, lutando pelos valores que honramos hoje: liberdade, democracia, direitos humanos e Estado de direito", diz o apelo.

De acordo com Harper, Canadá se orgulha por ter mais de um milhão de cidadãos de origem ukrainiana.

"Muitos deles perderam seus entes queridos durante este ato brutal de maldade e fome, - sublinhou o primeiro-ministro. - Nosso governo reconhece essas perdas. Em 2008 Canadá se tornou o primeiro país que reconheceu essa ignominiosa página na história da humanidade como ato de genocídio, e além disso, foi o primeiro país ocidental que reconheceu a independência da Ukraina. Dois anos atrás eu tive a honra de expressar o meu respeito às vítimas do Holodomor no Memorial e Museu de Kyiv".

O chefe do governo conclamou os cidadãos do Canadá para se unir aos ukrainianos canadenses durante os eventos em memória das vítimas do Holodomor em todo país, para lembrar aqueles que morreram nesse triste momento da história ukrainiana.

Tradução: Oksana Kowaltschuk

Um comentário:

  1. Só faltam confessar quem idealizou, pôs em prática e lucrou com o comunismo.

    Parabéns.

    Abraços

    ResponderExcluir