segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

EUROMAIDAN: BALANÇO FÍSICO

Notícias do jornal Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana) e Vysokyi Zamok (Castelo Alto), 26.12.2013.

Yanukovych, na reunião do Conselho do Partido das Regiões advertiu que não permitirá ações radicais na Ukraina (As ações radicais partem dos apoiantes do governo - OK)

- As repressões contra os ativistas do Euromaidan ocorrem em todo país.

As recentes:

- Em Rivne aproximadamente 100 jornalistas estão protestando por causa do espancamento cruel da jornalista Tetiana Chornovil.

Журналістка Тетяна Чорновол ледь не стала другим Гонгадзе…
- O Congresso Mundial dos Ukrainianos está indignado com espancamento da jornalista Tetiana Chornovol e do co-organizador do Euromaidan em Kharkiv Dmytro Pylypets.

- O Partido Liberdade declara que DAI (Polícia de trânsito) prendeu dois carros com mantimentos que dirigiam-se para Praça da Independência (provisões para Euromaidan). Os policiais avisaram que a passagem era proibida e tentaram subtrair as carteiras dos motoristas.

As anteriores:

Em 15/12, em Zhytomyr, os "titushky" locais espancaram o presidente local do Partido Liberdade Viktor Brokariew.

Em 21/12 - Espancaram e atiraram em Volodymyr Moralov, advogado de Andrii Dzyndzi (detido). Seu carro foi queimado.

- Alguém tentou organizar um acidente ao deputado e ativista do Euromaidan de Kharkiv Ivan Varchenko afrouxando os parafusos nas rodas de seu carro, o que ameaçava consequências fatais.

23/12 - Em Torez - Donetsk o deputado regional Vasyl Bondarenko e mais duas pessoas chicotearam Oleh Halaziuk porque ele espalhou na cidade cartazes com palavras de ordem contra Yanukovych.

- Em Zhytomer foi atacado, na entrada de sua casa, Dmytro Tkachuk, presidente do centro "Aliança Democrática".

- Morreu, devido aos ferimentos recebidos, Pavlo Mazurenko, 41 anos. Por palavras "Como é fastidioso o vosso Maidan", ele foi espancado com cassetetes por três  homens reforçados, de segurança, desconhecidos. ("Euromaidan" é o protesto dos contra governo Yanukovych, os que são a favor denominam-se "Maidan" - OK).

24/12 - Infligiram 12 facadas ao ativista do Euromaidan Dmytro Pylypytsia, em Kharkiv.

- Queimaram os carros dos ativistas do Euromaidan Oleh Havrelko de Kerson, Viktor Poshtar de Kyiv, Yaroslav Shafar de Uzhgorod, Evhen Burkut de Odessa.

- Ataque ao participante de Euromaidan Serhii Kovalskyi de Simferopol.

Espancamento da jornalista Tetiana Chornovol


Pessoas desconhecidas espancaram Tetiana Chornovol: concussão cerebral, nariz quebrado, forte sangramento e inúmeros hematomas. Tetiana escrevia artigos denunciando o enriquecimento ilícito dos principais figurantes do governo, inclusive Yanukovych. Sua última reportagem: "Aqui vive o verdugo" - sobre Vitali Zakharchenko - Ministro  dos Assuntos do Exterior, e que usa helicóptero para chegar em sua residência. (Neste blog já tem texto dela traduzido, bem como outros aguardando publicação - OK).

A oposição pensa que o governo está trabalhando no sentido da repressão generalizada contra os membros do Euromaidan.

Na noite de 24 para 25 de dezembro, após suas atividades jornalisticas, Tetiana voltava para sua casa na aldeia "Hora" (morro, elevação, montanha) próximo de Kyiv. Ao sair da estrada principal notou que estava sendo seguida. Conseguiu voltar e seguiu pela rodovia que vai ao aeroporto Boryspil. Foi perseguida e bloqueada. Tentou fugir, mas foi alcançada seu carro bloqueado, e brutalmente espancada por dois brutamontes. Seu carro foi jogado na valeta. Deitada no asfalto foi recolhida pela polícia rodoviária. De início tentaram atribuir o crime a desordeiros, mas seus amigos e defensores protestaram e denunciaram homicídio. O deputado Serhii Pashynskyi disse que o ataque relaciona-se com o serviço especial do governo, no que foi seguido pelo Partido "Pátria". Chornovol vinha sendo seguida e esta foi a vingança do governo contra o trabalho jornalístico desenvolvido por ela. Milícia encobre o crime, ou é cúmplice. 

Os ativistas da oposição copiaram as informações do vídeo registrador que permaneceu no carro da Chornovol, e conduziram sua própria investigação (contam com ajuda do ex-chefe da polícia General Yarema). 
Também os Repórteres sem Fronteira realizam investigação própria.  Há protestos de vários lideres mundiais. 
A polícia está realizando investigação, por enquanto nenhuma conclusão.
A reportagem da TV Record retratou fielmente o corrido com Chornovol.

Os ativistas do Euromaidan colocaram pessoas para permanecerem como guardas da residência de Tetiana Chornovol porque temem que alguém poderá colocar fogo.

Resumo, tradução: Oksana Kowaltschuk


Um comentário:

  1. Oi, Oksana!
    Infelizmente só agora (dia 5/01/2014) é parei par dar uma olhada neste Blog, embora meu blog seja seguidor do Notícias da Ucrânia. Fiquei muito triste com essa postagem. e ainda mais triste porque os canais de TV brasileiros nada tem noticiado sobre essa selvageria contra os defensores da Ucrânia, uma nação que já sofreu muito nas mãos da Rússia (ex-URSS), que sempre se esforçou em destruir o povo ucraniano. É lamentável e demoníaco o total silêncio da mídia brasileira. Como socorrista do Corpo de Bombeiros, já atendi muitas pessoas com os ferimentos que a jornalista Tatiana sofreu, e já imagino o quanto ela padeceu nas mãos daqueles monstros. Embora a postagem não informe, certamente ela também sofreu TCE, trauma crâneo encefálico, quando a agressão afeta o cérebro. Deus proteja e fortaleça a Tatiana e sua família. Obrigado Oksana por nos manter informados. Se puderes, favor, nos informe os e-mails das vítimas que foram agredidas para que possamos enviar mensagens de conforto!

    ResponderExcluir