domingo, 19 de janeiro de 2014

Reunião e assalto na Rua Hrushevskyi em Kyiv

Ukrainskyi Tyzhden (Semana Ukrainiana), 19.01.2014
 
Na Rua Hrushevskyi, bloqueada pelas forças internas, reuniram-se alguns milhares de protestantes do Euromaidan. Uma parte deles tentou romper o bloqueio para chegar até a área do governo.
Não obtendo passagem para chegar ao Parque Mariinskyi, nem ao Parlamento, eles começam balançar um ônibus da polícia, e alguns carros. Um ônibus arrastaram, depois alguém colocou fogo.
 
 
Os alto falantes da polícia avisavam que a aproximação inferior a 3 metros será vista como tentativa contra a vida dos policiais. Polícia usa granadas com som e fumaça.
Da entrada do parque Mariinskyi ouvem-se tiros e explosões. O território está enfumaçado.
 
Os desconhecidos que usam capacete laranja e que estavam entre os manifestantes, começaram o enfrentamento com a milícia, seriam os "titushky"(¹).
 
Vitalii Klychko procura ficar entre os ativistas e a milícia. Klychko apela a Yanukovych para "remover das ruas a polícia, Berkut e "Titushky", ele diz: "Presidente, pare a guerra contra os cidadãos da Ukraina. Já por dois meses as pessoas estão no Maidan e pedem para ouvir suas demandas. A única saída nesta situação é a eleição antecipada para Presidência e Parlamento. Encontre em si coragem e não repita o caminho de Ceausescu e Kadafi! Nesta luta, de um modo ou outro vencerá a nação ukrainiana", - declarou o lider do UDAR. 
 
E, mais uma vez ele voltou-se à polícia: "Vocês deveriam proteger o próprio povo e não atacá-lo!" e acrescentou: "Agora eu vou ao Myzhyhiria para falar pessoalmente com o presidente Yanukovych, com o pedido para parar a contraposição da polícia contra as pessoas.
 
Segundo o jornal "Semana Ukrainiana", às 16h44min (horário local), as pessoas quebraram e puseram fogo no segundo ônibus.
 
Às 22h09min Yatseniuk, do palco do Maidan comunicou que recebeu um telefonema de Yanukovych: "Yanukovych declarou sua disponibilidade para iniciar conversações com os representantes da oposição para resolver a situação"
 
Lembramos, já por várias horas dura um tenso confronto entre manifestantes e polícia no centro de Kyiv, na rua Hrushevskyi. O confronto começou depois que os manifestantes radicais decidiram romper o cordão policial.
 
No momento estão detidos 4 participantes do conflito.
 
A embaixada dos EUA e o embaixador da UE já haviam exortado as partes para cessar a violência.
 
(1) Aos "titushkas" atribuem o começo da briga contra a milícia. Para quem não sabe "titushkas" são rapazes geralmente fortes, que mantêm "suas organizações" e servem ao governo para "trabalho sujo" quando são convocados. A remuneração varia de acordo com a dificuldade do "trabalho" - OK).

 
 
 
Tradução: Oksana Kowaltschuk
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário