domingo, 19 de janeiro de 2014

YANUKOVYCH REUNE-SE COM PUTIN EM MOSCOU

REUNIÃO EM MOSCOU

Ekonomichna Pravda (Verdade Econômica), 17.12.2013

Já temos as primeiras notícias da reunião em Moscou. Reunião realizada na data de hoje.

- Plano de Ação para a liquidação das barreiras comerciais no comércio bilateral para 2013-2014;

- Acordo sobre a aplicação de medidas de recuperação de apoio estatal à produção em série de aeronaves An - 124 da família de motores D - 18t e suas modificações;

- Protocolo entre os governos da Federação Russa e Ukraina para o fornecimento de mercadorias para cooperação industrial em 2014;

- Acordo intragovernamental sobre ações conjuntas na organização da construção da travessia através do estreito de Kerch;

Após o encontro com Putin, Yanukovych se recusou falar com a imprensa. No entanto os russos relataram, que a criação de consórcio para transporte de gás não foi discutido. No entanto "Gazprom" baixou os preços para 268,5 dólares por 1.000 m³.

Também Rússia deu a Ukraina um crédito comercial de 15 bilhões de dólares.

Nas notícias não há o mais importante - o que exatamente Yanukovych prometeu a Rússia em troca, e se agora ainda será ouvido o tema "europeu" na Ukraina.

Primeiro - possível troca no esquema do fornecimento do gás para Ukraina ao tandem do "Naftogaz" empresa Ostchem de Dmytro Firtash pode entrar um terceiro jogador - "VETEK"(¹) Serhii Kurchenko, que é considerado próximo ao filho do presidente, Oleksandr Yanukovych.

Segundo - O ministro da energia da Ukraina Eduard Stavytskyi já prometeu, que Ukraina receberá um grande desconto na compra do gás.

Terceiro - Ukraina supostamente recebe da Rússia crédito de 15 bilhões de dólares.

Quarto - Investimentos significativos russos na indústria ukrainiana: aviação, construção naval, aeroespacial e militar.

A própria lista de itens sugere, que Ukraina vai numa séria corrida na direção russa. O único espaço alfandegário não será criado, mas a economia será dependente da vontade de Moscou.

No mínimo, os russos não são obrigados ajudar Ukraina, e depois de um curto período vem as primeiras bancarrotas e profunda queda nos padrões de vida. Significa. Ukraina pede ajuda. Significa. Ela está pronta para fazer concessões à Rússia. Exatamente que tipo de concessões - dos documentos disponíveis impossível entender. Então, antes de tudo, eles são apenas uma fachada para arranjos diferentes. Ocultos.

Este é um acordo adicional ao acordo da frota do Mar Negro.

No resumo de tudo, a reunião de hoje que teve lugar em Moscou foi em prol do preço do gás e empréstimo fantástico de 15 bilhões de dólares. Todos os outros documentos são capa oficial para um papo-furado. Meta do qual - permitir a Yanukovych, sem problemas manter-se até as eleições de 2015. E aos russos - receber algo...

O que exatamente - grande segredo.

O que acontece pode ser resumido assim:

Yanukovych "deitou" aos pés de Moscou.

(1) VETEK é nome de empresa. Na Ukraina desconfiam que Serhii Kurchenko, um moço que, de repente começou aparecer como grande empresário, é apenas testa de ferro do filho de Yanukovych.

Tradução: Oksana Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário