quarta-feira, 2 de abril de 2014

Parlamento ucraniano aprova desarmamento de grupos radicais

01/04 22:05 CET

O Parlamento da Ucrânia aprovou o desarmamento dos grupos paramilitares que participaram na contestação que levou à queda de Yanukovych. Entre eles está o Praviy Sektor, que tem pedido a demissão do ministro do Interior, depois de uma figura proeminente do grupo ter sido assassinada durante uma perseguição policial.
Os militantes do grupo de extrema-direita entrevistados pela Euronews negam estar armados. “Armas? Eu não tenho armas. A situação é pacífica, mas se alguém se virar contra mim com uma arma, não terei outra escolha senão pegar numa”, afirmou um militante.
“Seria mais construtivo se o Governo e o Parlamento aprovassem uma nova lei para a legalização das armas nas mãos dos cidadãos, mas não é o momento de entregar as armas, por causa da guerra com a Rússia. Em tempo de paz devemos fazê-lo, mas em tempo de guerra é inapropriado”, disse Artem Skoropadskyi do Praviy Sektor.
Na segunda-feira à noite, o grupo radical foi responsabilizado por um tiroteio que ocorreu à porta de um restaurante a cem metros da Maidan. O incidente não teve, aparentemente, uma motivação política.
Copyright © 2014 euronews

Ucrânia: Tiroteio em Maidan faz três feridos

01/04 00:39 CET

Em Kiev, a polícia deteve o suspeito de um tiroteio que fez três feridos, em Maidan, esta noite.
O homem detido é membro de um grupo radical nacionalista, Praviy Sektor – Setor Direito -, na primeira linha da contestação pró-europeia.
O tiroteio ocorreu no exterior de um restaurante, a 100 metros da Praça da Independência. O atirador, ébrio, refugiou-se no hotel Dnipro – onde a o Praviy Sektor dispõe de uma sede -, entretanto cercado pela polícia de choque.
O homem entregou-se, ao fim de uma hora.
Copyright © 2014 euronews

Nenhum comentário:

Postar um comentário