sábado, 18 de junho de 2011

PAÍS POBRE, GOVERNANTES BILIONÁRIOS E A MULTIPLICAÇÃO DOS PAES

Filho do Presidente Yanukovych entrou para "centena de ouro" da Ukraina. 

UNIAN, Agência de informações, 09.06.2011

O filho mais velho do presidente, Oleksandr Yanukovych entrou para lista das cem pessoas mais ricas  da Ukraina.

Esta notícia foi divulgada no encontro de imprensa na Agência UNIAN, o principal redator do jornal "Korrespondent", Vitalii Sych. Resultados desse ranking são publicados anualmente por esta editora.

Pela informação de V. Sych, presentemente, os bens de O. Yanukovych estão avaliados em 130 milhões de dólares. A ele pertence a corporação "Mako", que opera no leste e sul do país. Trata-se do Centro de Negócios, no centro de Donetsk e um complexo hoteleiro na angra de Balaklav.

No início de maio O. Yanukovych oficialmente legalizou 100% do Banco do Desenvolvimento da Ukraina. Desde o início do ano a instituição financeira aumentou seu capital duas vezes. Em resultado, apenas em quatro meses seu capital cresceu de 100 milhões de UAH (moeda local) para 310 milhões.

Na construção do filho de Yanukovych os "esportistas" batem em pessoas.

No local da construção em Donetsk, na quarta-feira, houve conflito entre moradores locais e estranhos com aparência de "esportistas".

Os moradores próximos ao hotel "Druzhba" (Amizade) mostram-se contrários à construção do prédio que absorveu o espaço em torno de sua habitação. Alguns se sentaram no local da construção impossibilitando os trabalhos. Os "esportistas", umas 20 pessoas desconhecidas, seguidamente tentavam retirá-los.

Estavam presentes dezenas de milicianos, inclusive o chefe e subchefe da milícia de Donetsk.

A milícia procurou não interferir, mas 5 pessoas de cada lado foram enviadas para o departamento do distrito.

Segundo informava a milícia, todos os documentos necessários, de acordo com a lei, o construtor possui.

Como é do conhecimento, no lugar do hotel avariado "Druzhba" planejam construir um edifício bastante alto, para fins comerciais.

O projeto é da Corporação "Mako". Seu presidente é o filho do presidente da Ukraina, o empresário Oleksandr Yanukovych.

Tradução: Oksana Kowaltschuk
 
OS RICOS

"Centena de ouro" "Korrespondent" apresentou o ranking dos ukrainianos mais ricos.

KorrespondenT. biz09.06.2011

Sexto ano seguido a edição "Korrespondent" publica o ranking dos ukrainianos mais ricos. E sexta vez o primeiro da lista cabe ao empresário de Donetsk Rinat Akhmetov. Seus ativos, no prazo de um ano subiram de $ 17,8 para $ 25,6 bilhões.

O segundo lugar, pela primeira vez, pertence a Hennadii Boholiubov com bens no valor de $ 6,6 bilhões, e seu parceiro próximo Ihor Kolomoiskyi com $ 6,2 bilhões.

"Korrespondent" assinala que na "Centena de ouro, como no espelho, refletiram-se os lados fortes e fracos da economia e política nacional. No lado forte  da economia, que transparece em toda a relação deste ano, - fortalecimento do setor agrário.

"Centena de ouro": "Korrespondent" levanta o ranking dos ukrainianos mais ricos.

De 100 empresários 42 investem no setor agrário e indústria alimentícia. O mais exitoso deles se fortalece: Yurii Kosiuk (N° 11) no início de 2010 arava 180ha, e ao final do ano - já 280 ha.

Dentro de um ano as redes de varejo cresceram. Praticamente todos os proprietários abriram dezenas de novos super e hipermercados.

A edição destaca que o ano também foi favorável aos metalúrgicos. O preço do aço subiu 1/3. Os mercados do exterior aumentaram as aquisições em 13%.

A "centena de ouro" de 2011 fortleceu-se. Em 2010 a soma total dos haveres constituía $ 66,5 bilhões, já em 2011 -- $ 83,07 bilhões.

No geral 73 participantes da "Centena de ouro" acresceram seus capitais, dois conservaram, os demais encolheram. Um dos que perderam precisou vender seus ativos aos concorrentes e saiu do negócio.

A "Centena de ouro" demonstrou um período alarmante, a monopolização da economia. Em poucos países é possível encontrar tal concentração de capitais em poder de poucas pessoas. Toda a indústria pesada encontra-se em mãos de 4-5 empresários.

Praticamente a metade do capital da "Centena de ouro" ( $ 39,5 bilhões) pertence a dois grupos financeiros: SKM (proprietário Akhmetov) e Prevat (Proprietários  Boholiubov, Kolomoiskyi e O. Martynov).

25 participantes da "Centena de ouro" são de Donetsk e da Província de Donetsk - $ 35,08 bilhões. 12 são de Dnipropetrovsk - $ 22,48 bilhões. Seis são de Kharkiv - $ 2,5 bilhões. De Kyiv são nove com apenas $ 1,77 bilhões.

A revista destaca que o Partido das Regiões (partido do presidente) tem total preponderância perante todas as organizações políticas ou comunitárias. 25 pessoas, cada quarta pessoa da "Centena de ouro", - são membros do partido no poder. Ainda no ano passado eles eram 17.

O crescimento, em parte, é explicado pela adesão dos multimilionários Andrii Verevskyi (Nº 17), Evhen Sihala (N° 32), Oleksandr Feldman (N° 41) e Stepan Hlucia (N° 81.

B'IUT, o 2° partido, sofreu perdas milionárias. Além dos citados no parágrafo anterior, mais dois empresários se afastaram. Sua participação na "Centena de ouro" é de $31,1 bilhões.

"A linguagem das cifras é eloquente. Ela, sem emoções desnecessárias mostra quem manda na casa e em que rua é a comemoração. Ao mesmo tempo as cifras não esclarecem todas as atividades de negócios ou políticas da vivência dos multimilionários ukrainianos", destaca a edição.

Tradução: Oksana Kowaltschuk
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário