segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

SITUAÇÃO NA UCRÂNIA EM 27 DE JANEIRO 2014

Notícias do dia 27 de janeiro de 2014.

Link permanente da imagem incorporada

Legenda:
1- Vermelho - Manifestantes conquistaram ODA (Sede do Governo Provincial)
2- Rosa         - Bloqueio, tentativa da tomada da ODA
3 - laranja    - Protestos em massa
4 - preto       - Dispersão forçada pela milícia e "titushkas

Com  o quê agora gabam-se os combatentes do Berkut nas redes sociais:

"Vencemos em 1945, venceremos em 2014", - prometem os dignos descendentes da NKVD.

***

Ex-Partido das regiões: "Eles não são gente".
Hoje nas fileiras dos regionais mais uma "perda". Deixou o PR Antonina Kurychenko, deputado do Conselho Municipal de Slavutych, chefe da inspeção tributária na cidade. Estas foram suas declarações ao jornal "Semana Ukrainiana": "Os eventos no país significam que permanecer no Partido das Regiões é um terrível crime. A última gota foram os assassinatos na rua Hrushevskyi".
"Quando à cidade chegou o comando dos regionais (com o governo Yanukovych), ficou tudo claro: eles nem animais são... Eles são desumanos. Eles se preocupam apenas em ganhar mais dinheiro, encher seus bolsos.  Também é esta a preocupação de Zakharchenko (Ministro do Interior): preservar o poder para manter o que tem. Entrar para o Partido das Regiões era uma das condições para continuar no cargo", disse Kurychenko.

***

Em Dnipropetrovsk, um "titushko" detido pelos ativistas admitiu que foi contratado para bater nas pessoas por 100 UAH (mais ou menos 11 dólares). Ele é um dos contratados que ontem , em Dnipropetrovsk, atiravam com armas traumáticas nos participantes de uma reunião. 
Lembramos: no dia 26, como resultado da oposição dos participantes do Conselho do Povo, junto à Administração Estatal de Dnipropetrovsk foram feridas 10 pessoas, 4 foram hospitalizadas.  No dia 27 o Tribunal Distrital de Dnipropetrovsk mandou aprisionar, por dois meses, 15 ativistas.

***

Em Cherkasy, Berkut brutalmente espancou os participantes do Automaidan. As forças de segurança provavelmente capturaram Chornovol. (Tetiana Chornovol, jornalista, mal se recuperou do espancamento que sofreu poucos dias atrás. Esta moça é destemida - OK). Quem conta é outro jornalista, Yurii Lukanov. Os participantes do Automaidan foram enganados por pessoas que disseram ser do Automaidan de Cherkasy. Mas, na verdade, eram "titushkas" locais" que se afastaram do grupo, quando aproximavam-se  da Administração Estatal Provincial e surgiu o Berkut que atacou. Batiam com muita força. "Eu consegui correr e escapei. Chornovol também correu. Depois não a vi mais e seu telefone está mudo.
De acordo com o Departamento de polícia foram detidas 16 pessoas, incluindo habitantes locais. Pela manhã procuraram atendimento médico 11 pessoas, nove das quais foram hospitalizadas. Os deputados que visitaram as vítimas, ficaram chocados com a brutalidade das forças de segurança. Desapareceu o chefe do Partido Liberdade de Chercasy Yurii Botnar que, pela manhã levaram ao Departamento Regional da milícia os policiais a paisana.

***

Em Lviv, o Partido das Regiões autodissolveu-se segundo aviso dos próprios deputados. Vários funcionários também declararam sua saída do Partido das Regiões. Pediram demissão mais dois funcionários que pertenciam ao Partido das Regiões, de Ternopil.
Os deputados de Lviv explicaram que os funcionários do partido e líderes do partido do governo - ignoravam sua posição, não ouviam todos os ukrainianos.

Depoimento de Oleh Baliash: saí do partido porque o governo tenta quebrar as pessoas com métodos de bandidos. O partido não
cumpre os programas que prometeu nas urnas. Hoje o país está à beira da guerra civil, caos e divisão.
O governo poderia regularizar a situação, pelo menos sete vezes, mas eles simplesmente desmantelam tudo. Quando começaram bloquear meu negócio, eu disse que não os apoiaria. Eu tenho 1.500 empregados, o que fariam estas pessoas se eu fechasse meu negócio? (Não há empregos suficientes no país, muitos ukrainianos vão a outros países europeus, até aos EUA, para trabalhar e enviar dinheiro para construir ou melhorar sua casa, abrir um pequeno negócio, pagar o estudo dos filhos - OK)

Sobre sua situação também contou Oleh Baran, empresário e dirigente do Partido das Regiões, seção local, que tem uma cadeia de lojas. Ele sofre piquetes da ação "Boicote econômico dos regionais" com exigência para que saia do partido. Ele não diz se vai sair do partido, para isto deve convocar conferência para ser decidida a dissolução do partido (Lviv), ou feita a escolha do novo lider.

Saíram do Partido os presidentes de Yavoriv e Busk. Ternopil e Ivano Frankivsk proibiram a atividade, no território de suas províncias, do Partido das Regiões e Partido Comunista.

***

Uma série de publicações internacionais não exclui que à Ukraina ameaça um estado de exceção. Observadores acreditam que Kremlin exige de Yanukovych ações decisivas e duras contra a oposição e os manifestantes. O ocidente, por sua vez, aumenta a pressão sobre o presidente Yanukovych e adverte que será necessário responder ao mundo pelas ações cruéis no país. Em Bruxelas preparam-se para duelo com Putin durante a Cimeira UE-Rússia na terça-feira.

***

As negociações na Ukraina, do presidente Yanukovych com a oposição se esgotaram sem acordo.

Tradução: Oksana Kowaltschuk

Um comentário:

  1. Lamentável a situação da Ucrânia, parece que está virando uma nova síria. Este é um problema muito antigo da Ucrânia, falta de união e diálogo. Eu não sei se a melhor opção seria pender pro lado da UE visto que a maior parte tanto das exportações quanto importações são da Rússia.
    Fico torcendo de longe para que a oposição e a situação se entendam para não pirar ainda mai a situação econômica do país.
    Claudio Zabatonov

    ResponderExcluir