O mistério do helicóptero de Yanukovych escondido no "Myzhyhiria".
Ukrainska Pravda (Verdade ukrainiana), 20.07.2011
Serhiy Leshchenko
Era quinta deira, último dia verdadeiramente útil antes dos feriados do Ano Novo. Naquele dia Yúlia Tymoshenko passou onze horas na Procuradoria Geral e Hanna Herman novamente acalmava os diplomatas europeus, assegurando que o país está se movendo na direção certa.
Neste dia, 30.12.2010, no silêncio dos gabinetes governamentais foi assinada a carta que pode ser considerada o melhor presente para Yanukovych no Ano Novo. Com esse agrado o garantidor da Constituição saudou a si próprio, e o dinheiro para esse presente veio de todos os cidadãos da Ukraina.
A referência é ao helicóptero, que foi tomado em locação, para as necessidades de Yanukovych, na pouco conhecida empresa "Tsentravia" - helicóptero Augusta, n° de voo 139 - UR-CRB.
O helicóptero para Yanukovych é luxuoso - é projetado para apenas seis passageiros, os quais podem se acomodar facilmente em seu interior, até esticando as pernas.
O interior foi decorado pelo designer italiano "Pininfarma". As poltronas são revestidas com couro branco, dois controles climáticos, dois monitores de 15 polegadas, cd e dvd player com oito alto-falantes e também o sistema de comunicação via satélite, escreve em sua "revista viva" o especialista em aviação Serhiy Nykyforov.
Para efeito de comparação - um análogo foi comprado para o presidente da Rússia. Mas, primeiro, as reservas de ouro e as ambicões políticas daquele Estado diferem significativamente da Ukraina. E, segundo, aos passageiros do helicóptero russo ficará um pouquinho mais apertado - dentro dos estabelecidos oito lugares sentados. No entanto, é mais econômico porque um voo de helicóptero pode transportar mais pessoas.
O "helicóptero do Yanukovych" foi produzido em 2008 e comprado por "Tsentravia" pelo montante aproximado de $10 milhões.
O preço do aluguel do helicóptero, de acordo com os dados do "Mensageiro dos contratos públicos", foi de 7 milhões e 500 mil UAH - quase um milhão de dólares por ano. O acordo foi firmado entre a Companhia "Tsentravia" e a empresa de aviação da Ukraina, que é subordinada à administração dos assuntos do Estado, e através dela - à administração presidencial.
Fornecedora exclusiva da presidência
Por quê a escolha recaiu na "Tsentravia" - sem execução de qualquer concorrência?
Porque em 30.12.2010 a Administração do Estado assinou uma carta de pedido de aquisição, sem nenhuma concorrência no procedimento da compra para serviços de transporte de Viktor Yanukovych com helicóptero desta empresa. E logo em seguida, 02.02.2011 o Ministério da Economia, também silenciosamente deu permissão para compra de serviços de transporte de helicóptero para Yanukovych, sem licitação.
Interessante, como isto foi argumentado. "Ukrainska Pravda" enviou uma pergunta à administração do presidente, e recebeu resposta.
"A conclusão do acordo foi precedida de procedimentos de compra em uma empresa em estrita conformidade às exigências da legislação atual. O acordo foi com "Tsentravia" visto que esta empresa é a única que possui este tipo de helicóptero...
... De acordo com as autoridades competentes e com a experiência do transporte de pessoas que ocupam altos cargos em países estrangeiros, é exatamente o helicóptero Augusta 139 que atende aos requisitos de segurança da moderna aviação".
Mas, quando Yanukovych era primeiro-ministro, ele voava em um confiável helicóptero Bell 430, e nenhuma queixa quanto à segurança nunca apresentou. A diferença é que Bell pertence à estrada de ferro da Ukraina, ou seja, o dinheiro pela sua utilização permanecia no país.
Talvez houvessem algumas circunstâncias não publicáveis que obrigaram a prover Yanukovych com helicóptero da empresa "Tsentravia"?
Essas suspeitas se intensificaram ainda mais, quando se soube, recentemente, que a administração presidencial tomou em arrendamento para Yanukovych também o avião a jato "Falcão 900" número UR-CRD, que também pertence à Companhia "Tsentravia".
"Aqui também não houve concorrência. Preço - 8 milhões de UAH pelo ano de 2011, ou um milhão de dólares. É exatamente com este avião que Yanukovych serviu-se durante a campanha presidencial em 2010.
Um avião exatamente igual a este serve o mais rico cidadão da Ukraina Rinat Akhmetov.
Tão manifesto desejo de alugar um helicóptero e um jato executivo na empresa "Tsentravia" despertou nosso interesse sobre essa empresa.
"Tsentravia"
O escritório está localizado num prédio comum nos arredores de Kyiv - possivelmente antes era uma habitação coletiva. Quando chegamos lá, a porta da "Tsentrvia" estava aberta. A atmosfera no seu interior em nada indicava que a empresa ocupava-se com atividades de comércio tradicional como aluguéis de meios de transporte a todos os interessados. Parece que foi criado apenas para uma pessoa específica.
Os funcionários dentro do apartamento, convertido em escritório, se recusaram a qualquer comunicaçãoo. Não aceitaram entregar uma carta à liderança. Mais que isso, não declinaram nem mesmo o nome do dirigente da empresa.
Durante a investigação, esta reportagem recebeu o comunicado oficial do registro correspondente a "Tsentravia".
O acionista da "Tsentravia" com 0,1% é cidadão de Donetsk (região do presidente) Paulo Kovaliov, que também exerce o cargo de diretor.
O principal acionista da "Tsentravia" é a empresa "Blythe Asoshiits Inc" que no original é Blythe Associatec Inc. com 99,9% de ações. Essa empresa é registrada no paraíso fiscal - nas Ilhas Virgens Britânicas.
As Ilhas Virgens Britânicas é paraíso fiscal para aqueles que não querem compartilhar com o orçamento de seu país. A característica especial é que não é possível saber os verdadeiros donos de empresas registradas neste território.
Nas Ilhas tem completa estrutura para criar empresas fictícias que operam no interesse dos proprietários anônimos. Quando a empresa é fundada, paga-se 1000 dólares e anualmente 650 dólares.
Por 750 dólares alguém vai atuar como diretor indicado e assinar todos os papéis. Por 250 dólares pode-se contratar um proprietário da empresa, fictício - que vai constar nos documentos, e ninguém poderá determinar cujos interesses ele representa. O segredo só pode ser divulgado com a decisão do Supremo Tribunal ou Agência de Investigação financeira das Ilhas Virgens Britânicas.
À primeira vista parece que as Ilhas Virgens são um beco sem saída para o jornalismo investigativo. Como movimentar-se, para estabelecer o milagre da empresa, criada num arquipélago do Oceano Atlântico, permite transportar o presidente da Ukraina com helicóptero e avião a jato?
E agora - o momento culminante, que é chave para compreensão das intenções secretas do governo. Descobrir a verdade, ajudou a este jornal o fato de que nós monitoramos cuidadosamente todas as operações de alienação da residência do "Myzhyhiria".
Assim,o principal acionista da "Tsentravia", a empresa "Blythe Asoshiits Inc." até recentemente figurava como fundador em outra empresa, que é o proprietário final do ... "Myzhyhiria".
Resultado
Como escrevíamos anteriormente, iniciando em 2007, o proprietário de "Myzhyhiria e 136 hectares de terra é a constituída em Donetsk a empresa "Tantalit". Ela em 99,9% pertence à empresa austríaca EURO EAST Beteiligungs CmbH.
Na Austria existe um registro aberto de todas as empresas, condução do qual encontra-se com o tribunal comercial. Nosso jornal, por 42 euros conseguiu um relatório da empresa EURO EAST Beteiligungs GmbH.
E veja o que nós encontramos em relação a estrutura de propriedade da empresa. A emprsa "Blaythe Asoshiits Inc." das Ilhas Virgens, a qual hoje é proprietária do helicóptero do Yanukovych, em 2008 foi listada como fundadora da empresa austríaca EURO EAST Beteiligungs GmbH - a qual naquele tempo já possuía "Myzhyhiria"!
No transcorrer de 2008 a constituição dos acionários da colocação de Viena EURO EAST Beteiligungs GmbH mudou - ao invés de BLAYTHE Associates Inc aos acionários passou a figurar o nome BLYTHE Europa Ltd, registrada em Londres pelo advogado de Liechtenstein em nome de clientes anônimos. (O jornal "Ukrainska Pravda traz a documentação em língua alemã - O.K.).
Então há uma ligação direta entre o proprietário formal de "Myzhyhiria" (empresa austríaca simulada) e o proprietário formal do helicóptero e avião com a empresa suporte das Ilhas Virgens.
Há suspeitas razoáveiis para acreditar que as duas empresas pertencem à família Yanukovych, que o valor dos serviços privados, pelo caminho de arrendamento "penduraram" no erário do Estado.
Contando, com a utilização de um ou outro objeto, que anualmente custa um milhão de dólares, em dez anos da presidência estarão completamente compensados os valores destes veículos.
E, quando Yanykovych sair do cargo, o helicóptero e o avião permanecerão em proriedade anônima no exterior e o valor será compensado pelos cidadãos ukrainianos - pagadores de impostos.
Fator Lytovchenko
Ainda há uma outra corrente que une os proprietários do "Myzhyhiria" e proprietários das aeronaves. Até recentemente, o fundador da empresa "Tsentravia" era um tal de Paulo Lytovchenko - que consta como diretor e acionista em 0,1% na empresa "Tantalit", que possui a antiga residência presidencial.
Hoje Paulo Lytovchenko - deputado do Conselho de Kyiv, pelo Partido das Regiões é pessoa de confiança de Yanukovych-filho. Particularmente, o filho de Yanukovych autorizou Paulo Lytovchenko o crédito de praticar atos em seu nome. Isso é registrado na declaração de bens de 2010, preenchidoo pelo filho do presidente. Segundo informação recebida pela "Ukrainska Pravda", Yanukovych- filho e Paulo Lytovchenko estão ligados confidencialmente até 2013.
No mês passado, o autor destas linhas encontrou entre as paredes do Conselho de Kyiv o Sr. Lytovchenko. Ele, categoricamente, recusou-se responder às perguntas sobre o mérito. Mas sua participação na composição de acionistas da "Tsentravia" não negava. "Eu sou fudador de um grande número de empresas. E agora não consigo me lembrar quando eu saí dos acionistas e porque ela foi criada." - Disse Litovchenko.
Ele confirmou que tem a confiança do filho mais novo do presidente Yanukovych. À pergunta, se era conhecido também do filho mais velho do Yanukovych, Oleksandr, senhor Litovchenko respondeu: "Eu conheço muita gente".
Acrescentaremos, que nem Paulo Lytovchenko, nem a empresa "Tsentravia" não responderam aos pedidos por escrito a eles endereçados por este jornal. Da mesma forma a administração presidencial e a empresa estatal de aviação "Ukraina" recusaram-se a enviar-nos cópia do acordo sobre o aluguel do helicóptero celebrado com a "Tsentravia".
"O acordo pode conter informação confidencial ou segredo comercial", - alega em sua resposta Bankova (referência ao endereço da Presidência)
Ganhar um pouco
Esclarecendo a relação entre os proprietários do "Myzhyhiria" e o helicóptero, nós percebemos mais um detalhe importante - o valor do aluguel do helicóptero para Yanukovych.
Na carta da administração recebida por este jornal, é dito que o valor de uma hora de voo é taxado em 41.130 UHA, aproximadamente 5.200 dólares. É um valor altíssimo! Por exemplo, na Grã-Bretanha, a hora do aluguel de helicóptero de classe semelhante ao Augusta- 139 custa 1.400 libras mais impostos - que é metade do preço. E isto incluíndo o preço do combustível, salários dos pilotos, manutenção e seguros. Na Romênia, para alugar um Augusta 139 - helicóptero igual ao do Yanukovych - pedem 1950 euros por hora, que são 3.000 dólares. Na Ukraina o Bell 407, não muito pior que Augusta, está no valor de 2.200 dólares por hora.
E é preciso considerar que Ukraina, como um comprador atacadista, que arrenda o helicóptero para Yanukovych para o ano todo, tem direito a um desconto da "Tsentravia".
Na verdade, o referido valor do contrato de 5.200 dólares por hora voada no helicóptero de Yanukovych - é o preço de um avião charter para 10-12 pessoas!
E, mesmo Yevhen Chervonenko, que tem em sua propriedade um helicóptero, previu que a hora de voo do helicóptero do Yanukovych custaria 1.000 dólares. Agora descobriu-se que o preço é cinco vezes maior! Poderia um apaixonado por aviões estar tão errado?
Interessante, como na carta da administraçãoo presidencial explicaram a assombrosa quantia de 5.200 dólares. Lá explicaram que o preço de uma hora para o Augusta é de 41.130 UAH - é inferior a 42.970 UAH. Exatamente tanto quanto custa a hora de voo de helicópteros Mi-8 MTB, que estão na propriedade da Companhia Aérea Estatal "Ukraina".
Mas, na Bankova esqueceram de lembrar que o Augusta do Yanukovych não pode ter a bordo mais de seis passageiros, enquanto o helicóptero Mi-8 MTV é capaz de transportar nove ou onze pessoas, quase o dobro.
Assim as pessoas relacionadas com a família do Yanukovych não simplesmente ofertam ao país um helicóptero para alugar - elas, ainda, ganham um bom dinheiro com a sua exploração.
O preço inflacionado de 5.200 dólares por hora de voo é uma consequência direta da rejeição da proposta de concorrência pública, porque apenas uma concorrência transparente pode determinar o valor justo dos serviços.
É exatamente acontecimentos analógicos que se tornaram a base para um processo criminal contra o ex-ministro da economia Bohdan Danylyshen. O precedente foi criado, a descoberta dos beneficiários da empresa "Tsentravia" não apaga a permanência da história do helicóptero do Yanukovych após mudança de governo - nos materiais da Procuradoria Geral.
Tradução: Oksana Kowaltschuk
Foto formatação: AOliynik
Foto formatação: AOliynik
Nenhum comentário:
Postar um comentário