quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Por que eles se apressam?

krainska Pravda (Verdade ukrainiana) 14.07.2011
Viktor Teren

Dentro do Parlamento, certa moça calorosamente convencia.

- Este processo é maravilhoso para Tymoshenko. É exatamente o que lhe faltava. Yúlia, finalmente, recebeu o palco, e ela é uma grande atriz. Todos os dias profere discursos, e tudo isso transmite-se, circula na imprensa escrita...

- E você desejaria, que também lhe dessem uma cena assim? - pergunto. - Você seria uma diva...

E sugeri a ela ir ao Pecherskyi Tribunal. Ver a cena de perto.

No entanto, essa moça tem anjos da guarda famosos. Eles desaconselharam.

Bem, eu sou um pecador, não ouço meu anjo-protetor desde a época soviética. Então fui novamente ao tribunal, e novamente vi aquela cena, a qual gentilmente forneceu à lider da oposição o Principal Diretor de Todas as Ações - pessoa mítica, que jura que o Diretor, não existe.

Para chegar àquele tribunal, tive de passar por longos e escuros corredores guardados por guardas do "Berkut" [1]. Chamam o tribunal de aberto, mas, às pessoas comuns chegar lá é quase impossível. Por que assim - incógnita, porque a Constituição diz que somos iguais.

Eu comecei ingenuamente argumentar que, mesmo quando os fascistas julgavam Heorhi Dymytrov, permitiam entrada a todos. Bem, as pessoas de uniforme não ouviram falar, o supervisor deles é outro. Precisei mostrar meu cartão de deputado.

Anotaram, registraram, fizeram passar pelo arco de metal, para assegurar que não havia nenhum Mauser no bolso. Em seguida perguntaram:

- Você vai à direita ou à esquerda?

É como num conto de fadas: se for à direita - cairá no julgamento da Tymoshenko. Se for à esquerda - julgamento de Lutsenko.

- E se eu for lá e lá? pergunto.

- Não pode, - respondem com a frase clássica.

- E em frente posso?

- Em frente - parede, - riem. - Então, para onde?

Bem, me inscrevi à direita, para estar com os meus. Nos bancos juntaram-se meus colegas do partido - escritora Olena Bondarenko, Mikhail Kosiv, Volodymyr Yavorivskyi, Yaroslau Fedorchuk, doutores e candidatos a cientistas - Oleh Bilorus, Dmytro Shlemko...

Quase como em um processo de fachada sobre União de Reconhecimento da Ukraina, quando julgavam a inteligência ukrainiana, a qual poderia se tornar oposição ao regime stalinista. E daí a impressão, de que eles estão julgando Tymoshenko, e cada um de nós.

O juiz é sério e confiante. O nome não tem nenhum significado. Quem lembra dos juízess de Levko Lukianenko, Vasyl Stus, Viacheslau Chornovil? Para tais questões escolhem juízes "cinzas" e "ninguém". Então, que ele seja simplesmente pessoa no manto.

Essa pessoa no manto, recentemente, em público elogiou o Principal Diretor de Todas as Ações, por ele ser uma pessoa corajosa, valente. E agoral ela encheu-se ainda mais de valentia, assusta, cora de raiva, proibe conversar, aplaudir e em geral mostrar quaisquer sinais de existência biológiaca. E com ênfase especial repete a palavra "acuss-ss-sada! - e estes SSS trazem a esta pessoa um imensurável prazer.

Yúlia Tymoshenko não diz Vossa Excelência - este é seu protesto e última barricada. Mas não se sujeita a provocações: quando pela enésima vez a interrompem e não deixam que termine de falar - até sorri. Como diz Lina Kostenko (poetisa):

          A alma passou por todos os estágios da dor,
          Agora já é hora de sorrir!

- Eleito pelo povo "Kosyev", saia da sala! - de repente irrita-se a pessoa no manto. - Milícia!

Kosyev - é Mykhailo Kosiv, ex-preso político, deputado do Parlamento ukrainiano de várias legislaturas, famoso escritor lido nas escolas por alunos inteligentes. Bem, para a pessoa no manto "Kosyev" - é assim entendido", por isso mudou o nome (a pessoa no manto russificou o nome - O.K.).

E quando Mykhailo Vasilevich disse, que nem nos tribunais soviéticos não falavam com ele neste tom, como se permite este juiz, é verdade. Quando este autor era arrastado pela KGB, eu não era tratado com a grosseria que usam nesse "tribunalesco". Sim - "tribunalesco".

Enquanto isso, a pessoa no manto se apressa.

Muito.

Se apressa porque lhe disseram apressar-se. Condenar o quanto antes, porque cada dia aumenta o número das pessoas nas proximidades do tribunal. Porque tem outros para colocar atrás das grades, veja que fila!

E a pessoa no manto se apressa, exige do defensor para que ele em 1 - 2 dias estude 5000 pág. do processo penal e interrompe Tymoshenko para que não fale muito tempo.

E o que dizer quando tudo está claro de antemão? Os procuradores já dizem - "condenada". Àquela  "condenada" causar problemas por toda vida, porque devido a ela começaram aparecer diversas coisas nos jornais. Por exemplo, dois apartamentos e três carros, que já adquiriu o jovem juiz, que apenas a dois anos veio para Kyiv da pequenina Berezan.

Verdade, algumas propriedades estão no nome da esposa, "mosquito não solapa o nariz", mas tudo bem - a quem é necessária, essa curiosidade jornalistica?

Quaisquer argumentos da Tymoshenko e de seus protetores para este tribunal não tem nenhum significado. E não apenas os argumentos da Yúlia Volodymyrivna. Vejamos, o mundialmente reconhecido escritório de advocacia Sovington & Burling LLP, EUA disse que a acusação da Procuradoria Geral da Ukraina contra Tymoshenko, nas questões dos contratos sobre o gás não são baseados em fatos e não se fundamentam por dados factuais.

Basta pensar que para os juristas internacionais o cabelo fica em pé devido a nossa justiça! Eles, juristas internacionais, não sabem sobre o pequeno segredo, sobre o qual, aqui, todos sabem. Tymoshenko não é julgada pelo passado. Ela está sendo julgada pelo futuro. Para que não participe das eleições e não vença.

Bem, algumas palavras sobre a cena que o governo imprudente presenteou Yúlia Volodymyrivna.

Então aqui eu pensei, que os branco-celestes (cor da bandeira do partido do presidente - O.K.) aprenderam bastante com os vermelhos. Pois em seu tempo os comunistas somente o que faziam era organizar semelhantes cenas a presos políticos. E especialmente para que aqueles presos políticos - oradores, atores! - "adquirissem glória nos acampamentos e como heróis voltassem para casa".

Isso já não é cinismo, isso já é outra coisa...

Vazyl Stus não voltou E Oleksa Tykhyi voltou para Ukraina morto. E Yurii Lytvyn também. E muitos outros também.

Tenha misericórdia e proteja, ó Senhor, dos presentes dos poderosos.

Mas, sobre o principal.

Eles querem intimidar a todos nós e todo nosso país e colocar de joelhos. Imediatamente, após Yúlia.

E, por isso, se apressam tanto. Os ladrões sempre se apressam - enquanto as pessoas não acordam.

E por esta razão, ao Pecherskyi Tribunal você não virá sozinho, mas com seu irmão.

Viktor Teren é escritor e poeta ukrainiano. É deputado do Parlamento, primeiro vice-presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa, Minorias Nacionais e Relações Internacionais.

Tradução: Oksana Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário