sábado, 6 de agosto de 2011

REPERCUSSÃO INTERNACIONAL SOBRE A PRISÃO DE YULIA TYMOSHENKO

Opiniões internacionais sobre prisão da Tymoshenko
Den (Dia), 05.08.2011

Lider do Partido europeu: Paciência européia atingiu seu limite.

O presidente do Partido Popular Europeu (EPP) Martens Wilfried declara que a prisão de Tymoshenko testemunha um retorno ao autoritarismo soviético.

"Eu não estou surpreso que o Tribunal, hoje, aprisionou Yulia Tymoshenko. Nos últimos meses tem sido absolutamente claro, que o regime do Yanukovych está preparando uma decisão, politicamente motivada pelo tribunal", - declarou ele.

"O motivo é claro - eliminar os principaiis obstáculos a um retorno ao estilo autoritário soviético. Hoje, Ukraina deu um passo para mais perto", sublinhou o presidente do EPP.

Eu apelo a Viktor Yanukovych, para por imediatamente termo a esta farsa - a paciência da Europa atingiu seu limite", - dirigiu-se Martens a Yanukovych.

..................................................................................................................................


O ministro sueco, dos Assutos do Exterior Carl Bild, em seu blog escreveu: - "O julgamento contra Yulia Tymoshenko na Ukraina - é um espetáculo vergonhoso. Ele traz sérios danos a um grande país".

...................................................................................................................................


Financial Times: Diplomatas ocidentais chocados com prisão de Tymoshenko

Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 06.08.2011

Sobre isto escreve a edição britânica do The Financial Times. O artigo observa que a prisão do lider da oposição ukrainiana causou uma nova onda de perseguição "devido a perseguição pela administração de Viktor Yanukovych, de seus oponentes políticos e redução da democracia no país".

Os diplomatas ocidentais em Kyiv ficaram chocados com essa prisão, temendo que ela pode se tornar um obstáculo aos planos de integração européia para Ukraina, escreve o jornal.

Um diplomata ocidental descreveu esta situação como mais uma evidência de que em um ano de governo Yanukovych, Kyiv iniciou afastamento dos valores fundamentais da UE, tais como a democracia e que isto põe em risco as chances da Ukraina assinar acordo com Bruxelas sobre a zona de livre comércio e associação, até o final do ano.

"Sem dúvida, este evento é de grande preocupação" - disse o embaixador da UE para Ukraina José Manuel Pinto Teixeira.


...................................................................................................................................


O governo dos EUA defendeu Tymoshenko

O governo dos EUA está preocupado com a prisão da ex-primeiro-ministro Yulia Tymoshenko.

Esta informação foi dada pela Embaixada de EUA na Ukraina, como cita "Interfax-Ukraina".

A prisão de ex-primeira-ministra Yulia Tymoshenko preocupa a comunidade internacional quanto a suprema aplicação de leis na Ukraina e ainda mais, acrescentou, aos aspectos de perseguição política". - destaca o consulado.

"O governo dos EUA compartilha dessa preocupação e pede revisão da decisão sobre a detenção da senhora Tymoshenko e rever sua libertação imediata".

"Nós levantamos diante do governo ukrainiano a questão sobre nossa preocupação quanto aos processos jurídicos contra a senhora Tymoshenko e outros oposicionistas de destaquee, e continuaremos acompanhar atentamente a evolução destes processos", - diz o comunicado.

A Embaixada de Kyiv deseja saber se poderá visitar Tymoshenko durante sua permanência na prisão.


....................................................................................................................................


França também defendeu Tymoshenko


O Ministro das Relações Exteriores da França expressa dúvidas sobre o julgamento da Tymoshenko e não afasta motivações políticas.

Isto foi comunicado pelo Embaixador da França na Ukraina, durante um encontro com os Embaixadores dos países da UE e o presidente do partido Batkivshchena (partido da Tymoshenko), H. Nemeria.

"Temos levantado dúvidas sobre os motivos desse julgamento. Especialmente, nos parece que não houve garantias para o direito de proteção".

"Como temos repetidamente enfatizado, o respeito ao direito a lei é um elemento chave na construção de uma parceria entre França, UE e Ukraina. França e seus parceiros europeus continuarão acompanhando com atenção a situação com Yulia Tymoshenko.

Ao mesmo tempo, o presidente do Grupo do Partido Popular Europeu e dos Democrátas Cristãos no PACE Luca Volonte considera a prisão da Tymoshenko um ato de tirania e continuação de ações unilaterais das autoridades da justiça ukrainiana contra oposição.

"Eu coloquei ao presidente Yanukovych a solicitação para permitir a Tymoshenko visitar o Seminário do Grupo EPP - PACE, na próxima sessão plenária em Strasburgo. Essa prisão é uma resposta clara para a liderança do país, que desempenha a presidência do Comitê de Ministros do Conselho da Europa".

"O governo ukrainiano não quer que o lider da oposição participe e tenha papel ativo nos debates públicos na Ukraina e países europeus", - concluiu Volonte.

Em sua opinião, o governo ukrainiano deve libertar Tymoshenko imediatamente e dar-lhe permissão para participar no Seminário da EPP que se realizará em outubro.

Tradução: Oksana Kowaltschuk

2 comentários:

  1. Vocês possuem alguma notícia sobre o infarto do Patriarca Kirill I??? De fato ocorreu??? Pode ser algo a mando da FSB??? O que acham???

    ResponderExcluir
  2. Alexandre:
    A Igreja Ortodoxa russa assegura que o Patriarca Kiril teve uma forte doença provocada por vírus, não um infarto. Já está em casa, trabalhando, ontem esteve na missa e recebeu Eucaristia.
    Realmente, no dia 07.08.2011 a imprensa noticiou, alegando fonte do Episcopado de Moscou, que a causa da hospitalização foi infarto do miocárdio.
    O site oficial da Igreja Ortodoxa trouxe a notícia que o Patriarca passou por uma forte doença provocada por vírus e, devido a este acontecimento não viajaria a Kronstadt e Divyeyevo nos dias 31.07 e 01.08.2011.

    ResponderExcluir