terça-feira, 30 de agosto de 2011

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Expandindo os tentáculos
Ukrainska Pravda (A Verdade Ukrainiana), 29.08.2011

Europa teme que os tubos condutores de gás alemães possam ser comprados pela Rússia. Será difícil explicar aos consumidores porque a decisão sobre o aumento do preço do gás em Düsseldorf será em Moscou.

A decisão da chanceler A. Merkel para fechar toda indústria de energia nuclear de seu país até 2022, trouxe inesperadas consequências no setor de energia da Alemanha, que poderão afetar toda Europa.

Uma das maiores empresas energéticas do país, a E.ON AG disse que venderá o seu sistema de gás, de 12 mil quilômetros de comprimento, devido a permanentes perdas financeiras que a corporação sofrerá com o fechamento de suas centrais financeiras.

O principal comprador, segundo os especialistas é o "Gazprom" russo, embora o monopolista do gás, por enquanto, se recusa a comentar o assunto. A compra de parte ou de toda a rede proporcionaria à empresa russa um preço desejado.

Rússia constantemente lembra que o preço de 1000m³ deveria ser de 500 dólares (hoje Alemanha paga 402 dólares). E.ON AG vai promover um leilão.

O Comitê do Parlamento Europeu está preocupado.

A crise na E.ON AG mostra que as companhias energéticas européias não estão mais interessadas em gerir o sistema de transmissão. Elas querem focar nas vendas da eletricidade e sua produção ecológica. Especialmente na energia solar e eólica.

..........................................................................................................................

Pedido por Tymoshenko


Os deputados encaminharam ao presidente Yanukovych uma carta com 23 mil assinaturas de cidadãos ukrainianos para libertar Tymoshenko. O assunto foi transferido para Procurador Geral, que tem o prazo de 30 dias para dar a resposta.

Durante o intervalo na sessão do tribunal, Tymoshenko soube da ação dos deputados e não aprovou. "Só tenho uma pergunta: por que vocês foram até o presidente? Ele - pessoa que nada lê. E este pedido de misericórdia, para esta pessoa, vai parecer fraqueza".
"Melhor tribunal europeu", - acrescentou ela.

"Quero transmitir a vocês meu bom humor. O principal é vocês executarem o seu trabalho. Não percam tempo", - disse ela, no final, aos deputados.

.........................................................................................................................

Manifestação - Dia da Independência
 
Manifestação pacífica [porém proibida pelo governo] comemorativa ao Dia da Independência da Ucrânia - 24-08-2011
Após os discursos dos líderes da oposição a manifestação rumou, pacificamente, pelas ruas da cidade festiva. Mas,não conseguiu ir longe . Primeiro foi preciso superar a primeira fronteira - milícia. E já após poucos metros - a última barreira: a cerca de metal que dividia a rua Volodymyrska entre o edifício do Conselho Central e Academia de Ciências.

Aprisionaram dois participantes da manifestação das oposições no dia 24.08.2011, em homenagem ao aniversário da Independência da Ukraina.


Como já foi noticiado a manifestação das oposições foi proibida nas principais ruas de Kyiv. Somente poderia acontecer no Parque Taras Shevchenko e na rua Volodymyrskaia.

Não foram divulgados os nomes dos aprisionados.

Tropa de Choque na barreira de contenção
Estes "exterminadores" deveriam assustar com sua aparência de criminosos, mas lhes dão outras ordens. Esclareceu-se, que os organizadores da marcha (em particular, o microfone estava nas mãos do vice-presidente do partido "Batkivshchyna" [Pátria] Oleksandr Turchynov) não tinha nenhum ouro plano, que adentrar entre as fileiras milicianas.

Nos últimos dias a milícia tem convocado os participantes da ação. Especialmente foi citado em juízo o vice-presidente do Partido "Batkivshchyna" (Tymoshenko) Oleksandr Turchynov, o líder do Partido "Pela Ukraina" V'iacheslav Kyrylenko e o deputado Levko Luk'ianenko.

Ao todo já foram convocados 18 deputados, vários ativistas da sociedade e também simples participantes.

.........................................................................................................................

Caso Lutsenko
Lutsenko, ex-ministro dos Assuntos do Interior do governo passado, continua preso. Está preso desde 2010. Ele está sendo julgado porque promoveu, duas vezes, comemorações no Dia da Milícia, e porque contratou um motorista, ilegalmente, sugundo a acusação.

Ainda serão convocadas mais 148 testemunhas!

Na sessão de 28.08.2011 duas testemunhas declararam que o motorista foi contratado de acordo com as disposições legais.

..........................................................................................................................

Tradução resumida: Oksana Kowaltschuk
Foto formatação: AOliynik

Nenhum comentário:

Postar um comentário