domingo, 2 de fevereiro de 2014

BERKUT - EXCRESCÊNCIA SOVIÉTICA

(pesquisa Internet)

Unidade especial da polícia, do Departamento Regional do Ministério de Assuntos Internos da Ukraina. 
Em 05.12.1988, no Ministério do Interior  da URSS (MVD), foram dadas as instruções para organizar destacamentos especiais da polícia. Foram formadas unidades especiais em Kyiv, Dnipropetrovsk, Donetsk, Lviv e Odessa.

Após o colapso da União Soviética, com base na estrutura estatal e material foi decidido criar sub-divisões de reação rápida já em todos os centros provinciais da Administração Estatal - OMON (Esquadrões Especiais da polícia e da Brigada Especial).  Foram criados centros nacionais regionais e provinciais autônomos em cidades com população superior a 200 mil habitantes, para enfrentar desafios à aplicação de leis e segurança, incluíndo comícios e eventos de massa, bem como "pontos quentes". As unidades OMON são mais bem armadas que a polícia habitual. Os policiais recebem treinamento especial.

A ordem para criação da sub-divisão "Berkut" data de 16.01.1992, mas, de fato, as subdivisões aptas para combate formaram-se somente no início de 1993.

A necessidade de criar, no início, tais sub-divisões, compreendia-se, não tanto pelas circunstâncias políticas na Ukraina (que a pouco conseguiu sua independência), quanto a extremamente tensa situação criminal (Como vemos, as consequências do período soviético até hoje perduram na Ukraina - OK).

***

O encontro dos líderes ukrainianos das organizações primárias do Partido das Regiões em Kharkiv, decidiu pela criação  de uma associação pública, "Frente Ukrainiana", cujo objetivo é "limpar o país dos invasores".
Participam aproximadamente 6.000 mil pessoas: 20 delegações de organizações provinciais, 4 deputados do Partido das Regiões, representantes de círculos diplomáticos, representantes do Partido Comunista e acima de 50 representantes de organizações e uniões cidadãs.

***

Alemanha ofereceu tratamento médico para o líder do Automaidan Dmytro Bulatov. A diáspora dos ukrainianos nos EUA também. 
Bulatov foi submetido a uma intervenção cirúrgica e seu estado apresentou piora com o assedio da milícia. Os médicos explicaram a situação e pediram afastamento de todos.
Os amigos deputados, ficarão no hospital de guarda, porque também há vários policiais nas proximidades do hospital. Eles temem que o objetivo da polícia é tomar depoimento de Bulatov ou mesmo, prendê-lo. Ele está sendo acusado da organização do Automaidan (As manifestações em que as pessoas íam para a frente das residências dos "poderosos", inclusive Yanukovych).

Vídeo: clique no link:

***

O mau tempo deixou sem eletricidade 400 pontos de habitação (cidades ou aldeias), de nove regiões da Ukraina

Vídeo: clique no link:

***

Ukraina e Brasil foram alertados sobre a cessação dos fluxos de capital.

Brasil, África do Sul, Turquia e Ukraina mais do que outros países em desenvolvimento estão em risco de redução acentuada de fluxos de capital, até a parada total, segundo o relatório do Morgan Stanley divulgado por "Lenta.ru".

Os principais fatores segundo economistas: dependência de empréstimos, montante do déficit em conta corrente, dependência da situação da China, flexibilidade na implementação da política econômica.

Particularmente ao Brasil, a dívida externa duas vezes as reservas de moeda estrangeira, enquanto a dívida nacional é de 70 por cento do PIB, o déficit em conta corrente é de 4% do PIB e a inflação - 6%. Diante deste país e de outros estados está a tarefa de financiar o déficit orçamental e da balança comercial.

Na Turquia e África do Sul, a moeda nacional, como em outros países em desenvolvimento, caiu significativamente no início de 2004, recentemente elevaram as taxas de juros.

Morgan Stanley declarou que este movimento é certo, ajudará fortalecer a moeda nacional.
O risco de tal cenário aumenta com o crescimento do déficit em conta corrente, redução de reservas internacionais, desaceleração do crescimento do PIB.

A interrupção da entrada de capitais na história recente aconteceu na Turquia, Argentina, México, Tailândia, Coréia do Sul e Rússia.

***

Feridos na rua Hrushevskyi e Instytutska serão tratados no exterior. Sobre isto escreveu em sua página no Facebook a médica e ativista Olga Bohomolyts. Ela pede aos que necessitam de reabilitação e tratamento que entrem em contato. As possibilidades para tratamento oferecem Polônia, República Checa, Chipre e EUA. Anteriormente o deputado Poroshenko disse que o líder do Automaidan Dmytro Bulatov será enviado para tratamento no exterior.

***

Os empresários de Lviv prometem empregar os policiais do Berkut que assinarem sua demissão. Por eles pediram os ativistas do Euromaidan de Lviv e os partidos políticos. O pedido é extensivo também aos que pretendem pedir demissão. Há muitos que querem a demissão, mas a perspectiva de ausência de emprego os impede.

 Tradução: Oksana Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário