quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

DONETSK VIVENCIA MITOS ASSUSTADORES

No cerco. Donetsk vivencia mitos assustadores.

Ukrainskyi Tyzhden ( Semana Ukrainiana), 03.02.2014
Denys Kazanskyi

Donetsk vivencia mitos. Mitos terríveis. E somente com sua ajuda o governo planeja manter o controle da região (uma notícia falsa sobre possível ataque externo aos órgãos da administração da cidade provocou pânico nos funcionários e em parte nos cidadãos - O Cossaco).


Donbass:  (Região industrial (carvão) que compreende Donetsk, sem o Mar de Azov, Luhansk e partes adjacentes - leste de Dnipropetrovsk e oeste de Rostov  na Rússia - OK)
 
 
Donbass vivenciou diversas situações:
- No início dos anos 1990, quando os mineiros ameaçaram marchar sobre Kyiv e bloquearam as estradas para exigir o pagamento de salários em atraso. 
- No final de 1990, quando o desemprego atingiu o pico e em desespero os mineiros enforcavam-se, ou ateavam fogo em si próprios devido a falta de dinheiro. Muitos foram trabalhar no exterior. 
- Confuso quando em 2004 Yanukovych perdeu as eleições e no leste aguardavam no que se transformará a Revolução Laranja. 
Mas ainda nunca o vimos (Donbass) assustado. Assustado até o pânico e loucura, como hoje, quando seus moradores erguem barricadas e estremecem devido a rumores sobre "bandeirovska avalanche" (bandeirovska - do nome Bandera, o qual é tachado pelos russos e russófilos ukrainianos como fascista - OK).

Falando francamente, eu não esperava ver Donbass assim. Excesso de discursos enfáticos ouviram-se dos tribunais locais, muitas vezes nos foi dito, que esta terra ninguém coloca de joelhos.

No entanto, a apenas uma bem plantada notícia inverídica sobre 700 combatentes, que viajam de ônibus a Donetsk para capturar o governo local, colocou a cidade de pernas pró ar. A notícia das próximas batalhas de rua com "depressivos ocupantes", transmitiu-se nas mensagens. Apareceram informações sobre possíveis ataques.

No entanto, não se limitaram às declarações. Atrás delas vieram ações esquizofrênicas. Em 27 de janeiro trouxeram para administração de Donetsk 10 ônibus de mineiros das empresas estatais, em capacetes laranjas, que vieram proteger o governo local das "bandeirovskas gangues". E agora adivinhem, o que pensaram os induzidos, pelas falsas notícias, os cidadãos, quando viram os ônibus com os mineiros no centro de Donetsk! A sensação de pânico desdobrou-se em toda extensão. As vovozinhas nas ruas cuspiam, enviavam maldições para o lado dos ônibus e apressavam-se para casa, "enquanto não começou".  Os transeuntes faziam, às janelas dos mineiros, gestos obscenos. Tudo envolveu-se em uma absurda confusão , no entanto voluntários para enfrentar a ameaça não se encontraram. Além da polícia, "titushkas" e mineiros, ao edifício do governo provincial ninguém se apresentou.

Os ônibus dos mineiros cercaram o prédio do governo de todos os lados, os mineiros saíram no frio, andaram um pouco e em coluna foram almoçar no café "Diálogo", que funciona no prédio do governo. Ao todo trouxeram à cidade cerca de mil pessoas. Então o transporte e a alimentação de todas estas pessoas constituiu aos organizadores uma certa quantia. À pergunta, quem custeou todo este espetáculo, ninguém respondeu claramente. O governador disse que a decisão sobre proteção do prédio administrativo de Donetsk aprovaram os sindicatos, que financiaram a viagem. Mas, claro, ninguém acreditou. No geral, a situação foi vista com cinismo, porque se os rumores sobre os ataques dos "combatentes armados" fossem verdadeiros, aos mineiros realmente teriam que proteger, com mãos limpas, os funcionários, desempenhando o papel de cerca viva.

Não acontecendo o confronto, eles congelaram um pouco na neve. Surgiu também a inconveniência a falta de banheiros - a neve entre as árvores do parque rapidamente amarelou.

Internamente (ou seja por trás dos mineiros) a administração era guardada pelos policiais do Ministério do Interior com escudos e capacetes. No início eles eram vistos bastante sérios, mas o ridículo que era visto rapidamente marcava sua qualidade combativa. No dia seguinte os policiais do prédio administrativo poderiam ser observados sonolentos nas cadeiras em posições, como se tivessem acabado de presenciar certa sessão tediosa e repugnante.

Para certeza dos residentes da província trouxeram, para que os protegessem, ainda os "titushkas" (Apelido dado aos moços de grande estatura que o governo recolhe no interior, especialmente nas regiões leste e sul - as mais russificadas, para provocarem brigas e espancar cidadãos pacíficos nas manifestações. São generosamente pagos pelo governo. Na presente situação recebem de 200 a 500 UAH por dia. Comparando com a aposentadoria de mais ou menos 1.000 UAH para quem trabalhou a vida toda... - OK), aos quais em Donbass batizaram com eufemismo "vigilantes populares". Os rapazes, no início colocaram-se no edifício do Centro de Iniciativas Legislativas, o qual, neste contexto ganhou um feriado não planejado. Da administração provincial aos "titushkas" traziam sanduíches e bebidas, enquanto  proibiram a entrada a jornalistas. Não demorou, o local ficou parecendo aterro de resíduos: pedaços de comida não consumida pelo chão, copos plásticos e bitucas de cigarros.

Claro, cada morador da cidade interpretava todos esses eventos à sua maneira. Uns estavam felizes que a administração encontrou seus protetores, outros riam da estupidez e covardia dos funcionários, e alguns realmente acreditaram que a administração foi invadida pelos extremistas.

Finalmente, quando a farsa atingiu o pico do absurdo, e os bandos de "fascistas" em Donetsk não apareceram, os funcionários da administração compreenderam: é necessário dizer algo sobre esta situação. E o secretário do Conselho Municipal Serhii Bohachov encontrou a saída. Em sua página no Facebook escreveu que os ônibus com pessoas suspeitas foram parados na fronteira da província pela polícia de trânsito. No caso, os nomes de policiais heróis que salvaram Donetsk da invasão, bem como os números das máquinas permaneceram em segredo. Obviamente, porque o tenso confronto com extremistas acontecia exclusivamente na imaginação dos gestores municipais.

Em compensação a imprensa lançou, por ocasião da suposta agressão, artigos absolutamente feéricos (que pertencem ao mundo das fadas), nos quais exaltava a proeza dos protetores do prédio da administração, que não permitiram a captura. Obviamente, agiam sob o princípio do conhecido jogo de futebol! "O jogo se esquece, o resultado permanece". Depois de um ano os detalhes do ataque fictício serão apagados da memória da maioria das pessoas comuns, mas orgulhar-se perante a vitória sobre o não existente mal será possível por um bom tempo.

No geral toda esta estranha história demonstrou com precisão apenas um fato: Donetsk vive sob mitos. Terríveis mitos. E apenas com sua ajuda o governo planeja conservar o controle da região. A tática permaneceu a mesma de 2004. 

Somente o medo, tecido pelos biombos, ainda permite ao clã de Donetsk manter-se à tona, que nunca deixa de explorar o imaginário implante "nós somos maus, mas eles são piores".

Um dia esse medo acabará. E então o clã não terá mais recursos.

Tradução: Oksana Kowaltschuk.

Nenhum comentário:

Postar um comentário