sábado, 1 de fevereiro de 2014

EUROMAIDAN: O DEPOIMENTO DE UMA MÃE DE SOLDADO

Mãe de um soldado comenta a situação.


A mãe diz que no início não queria ver seu filho nas forças internas porque havia notícias de muita corrupção. O filho quis e até viu possibilidade de poder estudar e crescer.
Ela é de Kirovohrad, veio a Kyiv para entender o que estava acontecendo, porque  lhe diziam que os soldados combatiam desordeiros, o próprio filho pensava que era assim. Mas, assistindo TV, ela começou perceber que não era bem assim. 
Conversando com seu filho, ele, no começo não aceitava opinião dela. Conversando com outras mães, também sentiu a revolta delas, porque elas, as mães, não querem seus filhos lutando contra seu povo.
Elas também almejam um país livre para todos, querem ter trabalho suficiente, boa comida e possibilidades de crescimento.
Quanto às condições físicas de sobrevivência, os soldados são expostos ao frio por muitas horas. Seu filho está com muita tosse, não consegue pronunciar 4 palavras seguidas, o filho de outra mãe já está cuspindo sangue...  (choro).  Os soldados dormem nos corredores, ficam sem banho por vários dias, cheiram mal, por 3 - 4 dias não conseguem ir ao banheiro, não fazem a barba.
Ela diz que não consegue ver TV e pensar, que por ordem de alguém seu filho poderá levantar a mão contra uma pessoa.
Ela incentiva outras mães para que venham a Kyiv e vejam a realidade. No Maidan todos sabem onde as mães se reúnem, é só perguntar. Já há um movimento de mães.
Ela não pensa que pode ser castigada, ou o filho, por contar o que acontece, porque ela está contando o que realmente é, o que ela viu acontecer.
Ela diria a Zakharchenko (Ministro dos Assuntos do Interior) que não lhe perdoará, nem ela, nem as outras mães, e nem a própria mãe dele poderá perdoá-lo. Depois que ela viu o que acontece, como achincalham de um lado das barricadas, e como morrem do outro, nem ela nem outras mães perdoarão.

(Deus guarde esta mãe e seu filho soldado, porque a pergunta do repórter, se ela não tem medo tem razão de ser, segundo outros exemplos - OK).

Tradução: Oksana Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário