terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

QUEM DERRUBOU VIKTOR YANUKOVYCH?


Sem o apoio dos oligarcas, o Presidente recuou, irritou Moscou e no fim teve que fugir.

Três fatores levaram a queda de Yanukovych: primeiro, foi o desastrado massacre onde se contabilizou em torno de 88 mortos. Segundo, foi a evidência de que a rua não ia ceder. Terceiro, porque os oligarcas que patrocinam o Presidente e do qual ele depende deram sinais de que iriam deixar de apoiá-lo. 
Compreender os oligarcas é compreender o essencial da política ucraniana. A maioria dos atores políticos depende dos oligarcas, que construíram as suas enormes fortunas com a desagregação do aparelho produtivo soviético. Os oligarcas ucranianos, mesmo os que são culturalmente russófonos, não gostam da Rússia, por terem medo de serem engolidos pelos oligarcas russos. Gostam da União Europeia, mas preferiam não ter de respeitar as regras e o código de conduta comunitário. E têm medo de vir a ser atingidos pelas sanções.
Pressionado pela rua, sem o apoio dos oligarcas e sob indignação internacional pelo seu ato criminoso, Yanukovych só teve um caminho: fugir. Moscou, em retaliação, cortou os financiamentos que tinha acordado com o Presidente e dos quais a Ucrânia depende para não entrar em bancarrota. No imediato, alguém terá que pagar essa fatura. A crise ucraniana está longe do desfecho. Abriu-se uma porta à mudança, mas esta ainda está longe da consolidação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário