sexta-feira, 28 de março de 2014

Autoridades ucranianas passam vistoria aos abrigos antibombas de Kiev


Nova liderança diz estar a preparar a segurança dos cidadãos devido à presença das tropas russas na fronteira. Radicais do Setor Direito [Praviy Sektor] manifestam-se junto ao Parlamento.

Setor Direito exige a demissão do ministro do Interior GENYA SAVILOV/AFP

As autoridades ucranianas realizaram esta sexta-feira uma inspeção aos abrigos antibombas de Kiev no momento em que os legisladores acusam a Rússia de estar a acirrar distúrbios na capital do país após terem anexado a península da Crimeia.

A nova liderança do país ficou com os nervos à flor da pele quando um grupo de ultra-radicais — que tiveram um papel importante na revolta que destitui o antigo Presidente Viktor Yanukovych — se manifestou à porta do Parlamento exigindo a demissão do ministro do Interior, Arsen Avakov.
"Eles [os russos] não conseguiram atear a chama do separatismo nas nossas regiões. Então agora tentam desestabilizar a situação no coração da Ucrânia", disse o Presidente interino, Oleksandr Turchynov.
Estima-se que dezenas de milhares de tropas russas estejam concentradas na fronteira, mas não há sinais de pretenderem atravessá-la. Em Moscou, o Presidente Vladimir Putin disse que a Rússia não pretende outras regiões da Ucrânia. Mas a Rússia irá usar todas as armas do seu arsenal econômico para castigar a viragem da Ucrânia para a Europa. [O que o presidente russo disse não significa nada, porque é um cínico, dissimulado e mentiroso congênito desprovido de qualquer dilema moral. O Cossaco]
Num passo pouco usual que adensou o clima de apreensão, as autoridades de Kiev anunciaram que vistoriaram 500 abrigos urbanos na capital de forma a assegurarem que funcionam, e que estão a trabalhar para a criação de um novo sistema de alarme. "Temos 526 instalações de defesa [abrigos] em Kiev. Hoje, as autoridades da cidade estão a garantir que estão em perfeitas condições técnicas e capazes de proteger a população", disse Volodimir Bondarenko, chefe da administração da cidade.
Os novos líderes ucranianos, que tomaram posse depois da deposição do Presidente pró-russo Viktor Yanukovych, que fugiu do país depois de três meses de contestação violenta, não esconderam o nervosismo quando membros do Setor Direito, um grupo radical, se manifestou junto ao Parlamento na quinta-feira e marcou novo protesto para esta sexta-feira.
O grupo ganhou visibilidade nos três meses da chamada revolta da Euromaidan, quando optou pelas táticas violentas contra a polícia de choque, lançando bombas incendiárias e tijolos. Na altura, os que eram líderes da oposição, não condenaram a violência, mas agora que estão no poder não podem aceitar as táticas com que o Setor Direito ajudou a derrubar Yanukovych.
Porém, Turchynov sugeriu na sexta-feira que o grupo pode estar sendo manipulado a partir de Moscou de forma a fragilizar a nova liderança e a desestabilizar o país num momento em que a Ucrânia tenta interiorizar a perda da Crimeia e recuperar da péssima gestão econômica do antigo Presidente.
O protesto do Setor Direito relaciona-se com a morte, esta semana, de Oleksandr Muzytchko, também conhecido como "Sashko Bilyi", que era um dos principais líderes do grupo. [ver http://noticiasdaucrania.blogspot.com.br/2014/03/curtas.html - segundo bloco]
O ministro do Interior disse que Muzichko foi morto por membros da força especial "Sokol" quando tentava fugir de um café na região ocidental de Rivne. Mas na sexta-feira o ministro disse uma coisa diferente e explicou que testes balísticos demonstraram que Muzichko se suicidou devido ao cerco da polícia. O Setor Direito considera que o seu ativista foi vítima de um "atentado" político realizado pela unidade de elite e exige a demissão de Avakov e o julgamento dos responsáveis por esta morte.
Turchynov comprometeu-se com uma investigação às causas da morte de Muzichko, mas pediu aos ucranianos que sejam solidários com a nova liderança. "Infelizmente, alguns cidadãos, conscientemente ou inconscientemente, realizaram uma ação de provocação à porta do Parlamento", disse o ministro. "Se as pessoas não concordam com o Parlamento está a fazer, têm as eleições como recurso. Esta linha de ação vai contra o nosso Estado e reforça a posição do agressor que está agora a concentrar as suas forças armadas nas fronteiras da Ucrânia", disse Turchynov.

Nenhum comentário:

Postar um comentário