terça-feira, 25 de março de 2014

G7 SUSPENDE RÚSSIA DO G8

Potências aumentam isolamento de Putin, cancelam reunião em Sochi e ameaçam com mais sanções em caso de novas ações para desestabilizar Ucrânia. Moscou ironiza decisão: "É um clube informal, ninguém pode ser expulso." 


Os líderes do G7 e representantes da União Europeia durante o encontro em Haia 

Em reunião emergencial nesta segunda-feira (24/03), os países-membros do G7 anunciaram que não vão mais participar com a Rússia em reuniões dentro do G8 e ameaçaram, junto com a União Europeia, aplicar ainda mais sanções caso o governo do presidente Vladimir Putin tome novas ações que desestabilizem a Ucrânia.
Convocado pelo presidente americano, Barack Obama, o encontro em Haia (Holanda) ocorreu paralelamente a uma cúpula sobre a questão nuclear e é mais um esforço do Ocidente para ampliar o isolamento de Moscou devido à anexação da Crimeia. O G8 inclui, além da Rússia, todos os países do G7 – Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Itália, Canadá, França e Japão.
"Suspenderemos nossa participação no G8 até que a Rússia mude seu rumo e o clima volte a ser um em que o G8 possa manter uma discussão significativa", disse a nota conjunta dos países-membros. "Continuamos prontos para intensificar nossas ações, incluindo sanções pontuais que possam ter um impacto significante na economia russa, caso a Rússia continue a escalar a situação."
O primeiro efeito prático da decisão tomada em Haia será a não realização da próxima cúpula do G8, marcada para junho na cidade russa de Sochi. Em vez disso, deverá ser realizado um encontro apenas entre os membros do G7, em Bruxelas.
Fonte: DW.

Nenhum comentário:

Postar um comentário