quarta-feira, 19 de março de 2014

COMO SALVAR A UCRÂNIA?


Tyzhden [Semana]



A resposta da comunidade internacional para as ações de forças na Criméia mostra que os jogadores internacionais não entendem o que está acontecendo. Em vez de encontrar uma forma pragmática para a crise, os diplomatas centram o foco na discussão política das tropas russas no território da Ucrânia e na ilegalidade do referendo na Crimeia.

A Ucrânia e os países que a apoiam têm uma escolha simples: lutar ou admitir a derrota. É óbvio que a Ucrânia não é capaz de vencer a guerra contra a Rússia militarmente. Além disso, a corrente dos EUA e da Otan não estão dispostos a fornecer qualquer apoio militar ou de proteção da Ucrânia, que estão limitados a um conjunto de sanções que têm pouca chance de se tornar eficaz para lidar com Moscou.

A Ucrânia deveria mostrar força. Autoridades ucranianas deveriam ter plantado imediatamente todas as tropas ucranianas nas fronteiras orientais e na linha administrativa. Detenções separatistas, incluindo os líderes do movimento separatista na Crimeia, se  realizadas de forma rápida, ajudariam a introduzir as forças de segurança da Ucrânia como um oponente formidável. No entanto, a inatividade das autoridades ucranianas permitiu espaço de manobra aos inimigos dentro tropas ucranianas na Criméia que deveriam ser protegidas e fortalecidas. A sua viabilidade seria reforçada com à criação de um centro permanente de controle do espaço aéreo sobre a península, e as tropas russas deveriam ser advertidas claramente que em caso de um ataque a avião ucraniano, seria dada uma resposta.


Suspender a adesão da Rússia no Conselho de Segurança da ONU - é possível

É preciso atualizar as abordagens para a pressão diplomática sobre Moscou: deve-se suspender a adesão da Rússia no Conselho da Europa. A Ucrânia deve procurar ONU para uma sessão extraordinária da Assembleia Geral para a aprovação de uma resolução de condenação aos atos de agressão e para coordenar a introdução de tropas de paz da ONU no território da Criméia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário